Undone – 01×01 – The Crash
| 15 Set, 2019

Publicidade

Undone, não só é a primeira série animada para adultos da Amazon Prime Video, desenvolvida pelos produtores de Bojack Horseman, mas também a primeira a ser criada fazendo uso da animação rotoscópica*. Sendo certamente diferente do que qualquer outra coisa vista até hoje na televisão, Undone parece um híbrido de animação com live action.

Esta nova aposta da Amazon apresenta-nos formalmente Alma (Rosa Salazar), uma professora/auxiliar de creche de 28 anos cujo sentido de humor malicioso atua como escudo contra os seus sentimentos de desespero existencial e a sua entediante rotina diária, que alterna entre o seu trabalho e a vida tranquila em casa com o namorado Sam (Siddharth Dhananjay).

Estes conflitos interiores são abordados ao longo de um episódio piloto cativante que deixa algumas dicas de que pode haver razões mais profundas e externas para o mal-estar de Alma e ao mesmo tempo faz-nos questionar um pouco a nossa vida e pensar se estamos realmente a viver ou apenas a sobreviver na nossa vida mundana. É sem dúvida um episódio que mexe com o nosso subconsciente.

Mesmo sendo uma animação, cada ator brilha como faria em live action, levando os telespectadores a identificarem-se facilmente com várias personagens e, por isso mesmo, este primeiro episódio merece elogios. Salazar, por exemplo, foi bastante expressiva, sendo capaz de comunicar sarcasmo, censura, nojo e afeto em apenas um revirar de olhos.

Infelizmente, como este episódio é de apenas 20 minutos deixou muitas questões em aberto e dúvidas sobre o que irá despoletar daqui. Uma delas é o porquê do uso do efeito da rotoscopia, que dá a ideia de que as pessoas se movem como se estivessem a viver debaixo de água. Será que ela vai estar de alguma maneira ligada com o fluxo dos acontecimentos? Eu acredito que sim! Acredito que vai ser uma série que questiona a realidade e este tipo de animação dá-lhe uma aparência surreal que desafia a percepção do real e reflete a aderência instável de Alma no tempo e no local. Será tudo isto um sonho?

Concluindo, este não é o tipo de programa a ser seguido se quiserem desligar-se e não ter de pensar, mas se, tal como eu, gostarem de uma boa dose de filosofia e de questionar o que vos rodeia, esta é uma série que vos vai dar um belo passeio com algumas risadas pelo meio.

* O rotoscópio é uma técnica que utiliza vários meios para criar um desenho final animado. A filmagem ao vivo é gravada e, em seguida, os animadores renderizam os fundos, quadro a quadro, para criar imagens que parecem mais realistas do que os desenhos animados tradicionais.

Filipe Tavares

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

dead boy detectives poster netflix pt

Recomendamos