The Expanse – 01×01 – Dulcinea
| 20 Dez, 2015

Publicidade

Contém SPOILERS!

Baseada nos livros com o mesmo nome, The Expanse é uma das apostas do canal Syfy para o mês de dezembro. Trata-se de um drama de ficção científica que acompanha a humanidade na colonização do sistema solar.

Confesso que parti para The Expanse com baixas expectativas. Embora seja um nerd de ficção científica, a Syfy tem deixado muito a desejar nas suas últimas produções. No decorrer deste ano, o canal já nos apresentou séries sobre aventuras espaciais, mas não acompanho nenhuma por falta de tempo e de interesse.

Duzentos anos no futuro. A Terra deixou de ser o único reduto do Homem. Assim que a evolução o pediu/exigiu, a humanidade começou a expandir-se pelo sistema solar. As Nações Unidas controlam a Terra, Marte assume-se como uma força militar neutra e boa parte da população vive em condições precárias no cinturão de asteroides que se situa entre Marte e Júpiter.

Os belters são uma população que vive e trabalha nos asteroides ou em Ceres, um planeta anão, do cinturão de asteroides. As suas condições de trabalho são miseráveis e muitos são aqueles que desejam revoltar-se contra os grandes planetas. Isto porque o fruto do seu trabalho não serve para melhorar o seu nível de vida, mas sim para enriquecer Terra e Marte.

Josephus Miller é um detetive que trabalha para a OPA (Outer Planets Alliance) em Ceres. É mal visto pelos seus compatriotas que o veem como um traidor. O destaque de Miller vai para o momento em que é contratado para encontrar Juliette Andromeda Mao, filha de um dos homens mais ricos do sistema solar. Para os mais distraídos, Juliette foi-nos apresentada na cena inicial… está prisioneira numa nave!

A caminho de Ceres está a nave Canterbury, um transportador de gelo, um dos bens mais preciosos do universo. Tudo estaria bem, não fosse o pedido de socorro que a nave recebeu. Assim que chegam ao local, apenas um número muito pequeno de tripulantes sobrevive, pois estava ausente da Canterbury. Sendo a água extremamente necessária em Ceres, prevê-se uma fase complicada para este planeta anão. Daqui surgem algumas questões: quem são os atacantes da Canterbury que querem dificultar a vida em Ceres? Quererão que Ceres declare guerra à Terra? Juliette está na nave atacante?

E terminou o episódio com poucas respostas, mas com imensas perguntas! Tratou-se de um piloto bem estruturado e os atores estiveram à altura. Não é uma série fantástica, mas é a melhor que surgiu no género nos últimos tempos. Ou seja, irei acompanhar The Expanse!

Rui André Pereira

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

dead boy detectives poster netflix pt

Recomendamos