Killing Eve – 03×04 – Still Got It
| 05 Mai, 2020

Publicidade

[Contém spoilers]

Conseguem ouvir este som? Serão anjos a cantar? Não, é só Niko Polastri (Owen McDonnell) finalmente mortinho da silva! É verdade, mais uma semana, mais uma review de Killing Eve, mais um episódio glorioso. Esta série é mesmo a coisa mais divertida na televisão neste momento e se há coisa que ninguém pode negar é que não há mais nenhuma como ela.   

Este episódio foi diferente, dedicando blocos separados de cenas a cada personagem, mostrando-nos ao que cada uma se dedicou durante a semana. Foi um formato engraçado e original no contexto da série que deu uma nova vida ao episódio. Entretanto, a ligação entre as vidas de cada um foi a morte de Charles Kruger (Dominic Mafham), que permanece envolta em mistério sobre quem é que realmente a encomendou. A decisão de Konstantin (Kim Bodnia) de pedir a Villanelle (Jodie Comer) que matasse a sua mulher fez parecer que ele está do lado dos Twelve, quando no episódio anterior parecia estar do lado de Kruger e genuinamente chocado com a sua morte. Aos poucos iremos compreender o que se passa, mas a verdade é que, se na semana passada fiquei a pensar que era Konstantin quem estava a ser enganado pelos Twelve, agora estou cada vez mais convencida que Dasha (Harriet Walter) não trabalha para essa organização e é Villanelle quem está a ser manipulada. Killing Eve consegue confundir-me por completo, sempre o fez! 

O outro elo comum entre as storylines foi o resultado do encontro entre Eve (Sandra Oh) e Villanelle, algo que afetou imenso as duas personagens, levando a que a chefe de Dasha – seja ela quem for – lhe pedisse que arranjasse forma de separar as duas duma vez. Esta forma ligou-nos a Niko, pela primeira vez relevante na temporada, cujo telemóvel Dasha roubou para trazer Eve até à Polónia e matá-lo à sua frente (deixando uma nota que – podemos assumir – teve a finalidade de fazer Eve pensar que Villanelle era a culpada?). O estranho contraste entre o casamento “baunilha” de Eve com Niko e a sua vida profissional completamente louca sempre foi algo muito característico de Killing Eve, mas estava mais que claro que não havia mais nada a fazer com a personagem Niko e usá-lo para fomentar de novo a metade do ódio (na relação amor/ódio) entre Eve e Villanelle pareceu-me uma forma digna de dizer adeus à personagem e ao seu bigode – afinal, ele sempre esteve a mais.

O episódio teve muitas cenas mais viradas para os sentimentos das personagens do que propriamente para engrossar o enredo, tal como a conversa entre Konstantin e Irina (Yuli Lagodinsky) e entre Carolyn (Fiona Shaw) e Geraldine (Gemma Whelan), duas relações entre pais e filhas muito diferentes, mas em tanto similares – algo distantes e frustrantes para as filhas, que procuram apenas alguma forma de conforto vinda dos seus pais. A personagem de Irina foi uma das estrelas inesperadas da 1.ª temporada e, ainda que neste episódio mal tenha tido protagonismo, espero podermos vê-la de novo antes do fim. Também Eve e Jamie (Danny Sapani) partilharam uma cena emotiva em que desabafam sobre todas as coisas terríveis que já fizeram, desvendando um passado do chefe de Kenny mais negro do que pensaríamos à primeira vista e fortalecendo a relação entre estas duas personagens. Este tom sentimental tem funcionado bastante bem nesta temporada, assumindo uma importância que ainda não tínhamos visto nas anteriores. 

Quanto a Villanelle, ficou um pouco para trás, vendo o seu papel no episódio reduzido simplesmente a matar quem a mandam matar e sonhar acordada com Eve. No entanto, no final do mesmo vemos que chegou a casa, na Rússia e o próximo capítulo será inteiramente dedicado à nossa assassina favorita e ao seu passado. É seguro dizer que as minhas expectativas estão a roçar no teto! 

Parece-me que a segunda parte da temporada vai registar uma mudança nas relações de poder e tanto Eve como Villanelle vão assumir as rédeas e resolver as coisas pelas suas próprias mãos, à medida que mais e mais segredos se desvendarem. A verdade é que o rumo que os últimos quatro episódio vão tomar é uma completa incógnita neste momento e é isso que é tão entusiasmante. Que venham eles! Estamos oficialmente na última metade da temporada, nação Killing Eve!

Francisca Tinoco

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

dead boy detectives poster netflix pt

Recomendamos