When Heroes Fly – 01×01 – Resurrection
| 13 Jan, 2019

Publicidade

(Spoilers ahead!)

Mais uma aposta da Netflix longe das “americanices” a que muitas vezes estamos habituados. O drama de guerra israelita When Heroes Fly foi criado, escrito e dirigido por Omri Givon, com o auxilio dos produtores Eitan Mansuri e Jonatham Dowek.

Vencedora do prémio de melhor série de drama em Cannes (Canneseries) e inspirada num best seller, segue a premissa sobre quatro veteranos de guerra de uma unidade das Forças Especiais que, onze anos depois da sua última missão, irão agora reunir-se para resgatar uma pessoa que lhes é muito próxima.

O primeiro episódio – Ressurreição – que conta com uma hora e vinte minutos – começa em 2006, data em que os soldados de reserva, Aviv (Tomer Capon), Benda (Moshe Ashkenazi) , Dubi (Nadav Netz), Himmler (Michael Aloni) e Azoulay (Dan Mor), tinham como objetivo regressar a casa fazendo um caminho a pé durante cinco horas, depois de terem combatido na Guerra do Líbano. São apanhados numa emboscada onde Azulay acaba por morrer. Os anos passam e acontece mais uma morte que abate o grupo. Yaeli (Ninet Tayeb), namorada de Aviv e irmã de Dubi, morre num acidente e o grupo separa-se e perde o contacto. Onze anos depois, Benda, agora a morar em Bogotá, descobre uma fotografia de Yaeli parecendo que a mesma ainda está viva. Isso irá unir o grupo novamente.

É uma série envolvente, com personagens fortes que te agarram ao ecrã. Primeiro episódio extremamente bem conseguido, apesar de ter algumas lacunas no que diz respeito ao compasso de tempo, o que deixa o espectador muitas vezes na dúvida do que está a acontecer. De qualquer forma, e mesmo em hebraico, merece uma ovação de pé.

Esquisitices com línguas à parte, a interpretação destes atores, nestas personagens, está deveras muito boa; o protagonista, Tomer Capon, é capaz de nos trespassar o que está a sentir – a dor de quando perdemos alguém e a perturbação de stress pós-traumático estão muito bem desenvolvidos. Não sei se por ser um argumento adaptado de um romance dramático, o que é facto é que todos os louvores a esta série são merecidos pelo desempenho dos protagonistas.

Para fãs de dramas e thrillers de guerra, aconselho vivamente. Não costumo ver séries sobre o tema, mas para além de estar completamente atualizado pelo que a sociedade passa nos dias de hoje, mostra aquilo que se passa durante os conflitos e depois: a tragédia de vidas perdidas em combate e as mazelas físicas e psicológicas que vão ficando.

As perturbações de stress pós-traumático são reais e atuais, e têm muita implicação na vida destas pessoas. Só sabe quem passa por elas, mas isto acaba por ser um alerta aos problemas do mundo (história da vida das personagens à parte) e que a humanidade não está a saber fazer parar. When Heroes Fly oferece um vislumbre único das histórias que os israelitas contam sobre suas próprias experiências durante este conflito que já dura há anos e como se tenta “resolver” à medida que estas pessoas voltam à sociedade.

Excelente banda sonora e obrigada Netflix por mais uma grande produção.

Margarida Rodrigues Pinhal

 

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

adeus terra goodbye earth netflix

Recomendamos