Star Trek: Short Treks – 01×02 – Calypso
| 11 Nov, 2018

Publicidade

[Contém spoilers]

“Well, it’s no Betty Boop”

Se “Runaways” serviu para muitos como uma divertida aventura para matar as saudades da série mãe, Star Trek: Discovery, também houve quem tenha ficado um pouco desiludido com o pouco rendimento dado aos 15 minutos de ecrã. Esqueçam tudo isso, pois “Calypso” é uma epopeia, contada e recontada há gerações e cuja mais recente adaptação em Short Treks conseguiu também ela merecer o estatuto de épica para ser vista e revista.

Já imaginaram o que sairia se juntassem Star Trek e Black Mirror? Foi exatamente isso que o escritor vencedor de um Pulitzer, Michael Chabon, conseguiu ao utilizar Craft e Zora para recontar o encontro de Ulisses com Calipso que todos nós já lemos no texto da Odisseia, atribuída a Homero.

O argumento esteve sem falhas e também Aldis Hodge (Black Mirror) e Annabelle Wallis (Peaky Blinders) estiveram brilhantes e fizeram mais que jus à sua fama.

Tal qual o amor platónico entre L3-37 e Lando Calrissian (Solo: A Star Wars Story) ou entre a Tardis e o Doctor (Doctor Who), também este breve romance entre o náufrago Craft e a I.A. Zora facilmente nos derrete o coração. Terá o nome Zora sido inspirado na personagem Zhora de Blade Runner (1982)? Para uma personagem completamente desconhecida no universo Star Trek, Craft consegue conquistar o público com uma velocidade incrível.

Por fim, resta-nos perguntar: será que teremos respostas para o críptico destino da nave U.S.S. Discovery, que está há mil anos à espera do retorno da sua tripulação, na próxima temporada de Star Trek: Discovery?

Para quem adorou o episódio, as boas notícias são que Chabon faz parte da equipa de escrita responsável pela nova série do universo Star Trek que se voltará a focar no Capitão Picard. Chabon também se mostrou interessado em continuar a contar a história de Craft, mas até ao momento não existem indicações de que isso vá de facto acontecer.

Adeus, Craft, sonhamos rever-te em breve e, se Funny Face foi o teu verdadeiro nome por momentos, quem sabe consigamos descobrir o nome que te dão em Alcor IV. A 6 de dezembro regressa uma nova mini-história, desta vez focada no destemido Saru. Até lá, e como não podia deixar de ser, “live long and prosper!”.

Emanuel Candeias

Publicidade

Populares

estreias calendário séries março 2024

interview with the vampire

Recomendamos