The Alienist – 01×01 – The Boy On The Bridge (Piloto)
| 26 Jan, 2018

Publicidade

Atenção: esta review contém SPOILERS!

“In the 19th Century, persons suffering from mental illness were thought to be alienated from their own true nature. Experts who studied them were therefore known as alienists.”

É com esta afirmação que somos apresentados a The Alienist, o novo thriller psicológico do canal americano TNT, baseado no livro com o mesmo nome, de Caleb Carr. A série, cuja ação se desenrola no ano de 1896, na cidade de Nova Iorque, acompanha um conjunto de assassinatos de jovens rapazes prostitutos e a investigação em segredo dos mesmos por parte do Dr. Laszlo Kreizler (Daniel Brühl, mais conhecido pelo seu papel no filme alemão Good Bye, Lenin!), o nosso “alienista”, especializado em psicologia criminal, e John Moore (Luke Evans), que trabalha como ilustrador para um jornal. Aos dois, escolhidos pelo recém-nomeado comissário da polícia Teddy Roosevelt (Brian Geraghty), junta-se Sara Howard (Dakota Fanning), que trabalha como secretária na sede da polícia.

Pessoalmente, acho que esta série tem vários fatores a seu favor: a história em si é interessante, especialmente para aqueles que, como eu, gostem de narrativas deste género. Aviso, no entanto, que a série tem elementos um pouco gráficos, pelo que pode não agradar a todos. Já a caracterização e os decors transportam-nos completamente para o local e a época nos quais a história tem lugar, algo que realmente dá outro toque a The Alienist.

Outro aspeto que, na minha opinião, é bastante positivo é o facto de o elenco principal conter tantas caras conhecidas, em grande parte do cinema. Acho interessante este fenómeno que se tem vindo a observar cada vez mais nos tempos que correm e penso que a televisão tem muito a ganhar com esta transição (com isto, não quero de todo dizer que os atores de cinema são melhores que os de televisão, apenas que acho positivo o facto de a linha entre a televisão e o cinema ser cada vez mais ténue).

Tendo por base apenas este episódio piloto, não tenho nada de muito negativo a apontar a The Alienist. Este seu primeiro episódio surpreendeu-me de forma positiva e deixou-me bastante curiosa sobre o que ainda está para vir. Não será, definitivamente, uma série que me irá deixar colada ao ecrã a sonhar com o próximo episódio, mas é sem dúvida alguma uma série que continuarei a acompanhar.

Inês Salvado

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

dead boy detectives poster netflix pt

Recomendamos