This Is Us – 02×01 – A Father’s Advice
| 30 Set, 2017

Publicidade

A família mais comovente do pequeno ecrã está finalmente de volta. E preparem esses corações e pacotes de lenços, pois, da primeira para a segunda temporada, a série não perdeu o seu dom de tocar quem assiste a This is Us, com as suas mensagens inspiradoras e os seus momentos ricos em emoções fortes.

E começamos com três pequenas partidas do realizador que, com simples ilusões óticas, e tendo em conta o histórico das personagens, nos deixa a pensar que muita coisa mudou desde o momento em que havíamos ficado no presente, há uns meses atrás: Randall, depois de ter revelado o seu forte desejo de adotar, segura no colo um bebé chinezinho; Kate canta sob as luzes da ribalta e Kevin, de joelhos, faz um pedido de casamento sentido. Só que o bebé era de uns vizinhos com quem Randall se cruzará durante a sua habitual corrida matinal, a “luz da ribalta” era apenas uma lanterna que Toby apontava ao rosto de Kate e Kevin estava nada mais nada menos que a gravar uma cena do filme que pode significar o grande “salto” da sua carreira. Simples e genial!

E não fosse esta uma série de tradições, o tempo presente deste episódio é novamente o dia de aniversário dos Big Three, tal como acontecera na estreia de This Is Us.

Dando continuidade ao tópico abordado pelas ilusões, Kate tem de facto uma oportunidade de progredir no seu desejo de cantar, mas continua a ser uma pessoa com baixa auto-estima e com medo de avançar nos momentos decisivos, acabando por desistir de ir à audição.

Randall, por sua vez, está focado na decisão de adotar uma criança. Contudo, Beth e Randall não parecem estar na mesma página. Este é sobretudo um desejo de Randall, que pretende honrar o exemplo dos seus pais depois de ter vivido a adoção na pele, tendo sido escolhido pelos melhores pais que poderia pedir e tendo ainda a oportunidade de conhecer mais um pai que acabou por, nos seus últimos tempos, dar os verdadeiros conselhos de pai e grandes lições de vida. Mas Randall aprendeu com os melhores a ajustar-se à vontade do casal e Beth é uma mulher sempre disposta a satisfazer as vontades de Randall. E depois de uma conversa sincera, já parecem de novo comprometidos rumo ao mais importante num casamento, fazerem-se felizes um ao outro.

E Kevin? Kevin esperava a sua cara-metade no dia do seu aniversário, mas um dia mais frágil para a saúde da mãe de Sophie não deixou que isso fosse possível. Resultado? Kevin foi o “penetra” da celebração de aniversário de casal que Toby imaginara que teria com Kate. E bem sabemos como estes dois irmãos são gémeos de verdade, acabando Toby por ser relegado para o papel de “penetra”, não tendo sido nem o primeiro a quem Kate confessa que desistira da audição. Esta relação mais fraternal entre Kevin e Kate deixa Toby à beira de um ataque de nervos e a discussão entre os dois é a faísca que impulsiona Kate a voltar à audição. Infelizmente, para ouvir um “Não”, mas provavelmente um “Não” que a coloca na rota certa, sem medo de procurar o “Sim”.

No final do dia, os três irmãos parecem no caminho certo, com a atitude correta. Kevin já tem o seu amor a seu lado, Kate e Toby cantam juntos e divertidos, Randall e Beth procuram o compromisso de proporcionar uma vida feliz a alguém com um destino traçado.

This Is Us é uma série feita de grandes personagens e de grandes histórias de vida. Uma dessas personagens foi, e continua a ser, William. E continua bem presente. Neste episódio tivemos o privilégio de ter o “poeta” William como narrador e de reencontrar o avô, amigo e pai William, pouco tempo antes da sua derradeira jornada, através de uma memória da sua confidente, Beth.

Tal como William, Jack é também um personagem sem igual, provavelmente aquele cuja perda causaria maior tristeza e nostalgia, ainda que saibamos a inevitabilidade dessa perda. E por isso é ele o motor de grande parte do sentimentalismo genuíno desta série. No final deste episódio, Jack e Rebecca tornam a estar juntos, porque “dar um tempo” não existe para os casais que se amam verdadeiramente e que só fazem sentido juntos. Mas logo depois de vermos o “equilíbrio do universo” restaurado com a dupla perfeita de novo unida, a vida lembra-nos que às vezes pode ser tão cruel, transportando-se para o momento mais dramático da vida dos Pearsons, o pós-morte de Jack e o visível sofrimento de quem tanto o amava, ao som de uma cover de uma das melhores músicas já criadas, One – U2.

Se me dissessem há um ano atrás, antes de assistir à estreia, que esta viria a ser uma das minhas séries preferidas, provavelmente não acreditaria, mas já estava ansioso pelo seu regresso. E em boa hora voltou This Is Us, já tínhamos saudades! Aguenta, coração!

André Borrego

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

dead boy detectives poster netflix pt

Recomendamos