Jamestown – 01×01 – Episode 1.01
| 09 Mai, 2017

Publicidade

[Contém spoilers]

Jamestown, séria britânica da Sky 1, remete-nos para o ano de 1619 aquando da colonização da cidade com o mesmo nome, no estado de Virgínia, nos Estados Unidos da América. Em 1607, vários homens foram enviados de Inglaterra para Jamestown, de forma a estabelecerem-se ali e formarem uma cidade. Através do uso abusivo da sua parte, retiraram os índios das suas próprias terras. Mas o começo não foi de todo fácil, os homens passaram por diversas dificuldades, inclusive fome. Volvidos 12 anos desde a chegada dos primeiros colonos, é ansiosamente aguardado um navio que traz grandes novidades à recém formada cidade. Entre os passageiros, são aguardadas mulheres que terão sido compradas pelos homens de Jamestown para as desposarem, assim como é aguardada a chegada do novo governador, que traz consigo grandes ideias e mudanças.

A trama gira principalmente em torno de três mulheres, Alice, Verity e Jocelyn, cada uma com a sua história de vida, cada uma bem diferente entre si, mas todas com uma grande ligação, por terem aceite este desafio de atravessar o Atlântico para ajudarem à colonização de um país, aceitando casar com homens que nunca viram na vida. Assim que desembarcam, Alice tem à sua espera os irmãos do homem com quem irá casar, apaixonando-se de imediato por Silas, o irmão do meio. Verity não tem ninguém à sua espera, porque infelizmente foi adquirida pelo bêbado da cidade, que estaria detido à hora da sua chegada e, por fim, Jocelyn tem à sua espera o seu prometido noivo, um jovem rapaz que pertence à esfera da governação. Após a apresentação de Alice a Henry, o seu noivo, de imediato se sente uma antipatia entre ambos e não é para menos. Henry é um homem bruto, carrega nos ombros a difícil adaptação a um novo país, tendo passado por diversas provações, entre as quais cuidar dos irmãos mais novos e não deixar que lhes faltasse nada. Mas rapidamente Henry desce na nossa consideração, ao forçar Alice a manter relações sexuais.

Com a promessa de estarem a construir um mundo novo, o recém-chegado Governador Sir George Yeardley, e tendo em vista a prosperidade, cede a todos os homens que estão em Jamestown desde 1907 mais de 40 hectares de terra para ali semearem e construírem a sua vida. Medida esta que não é bem vista por aqueles que já detinham grandes explorações agrícolas e exploravam os trabalhadores.

Por entre declarações de amor, Alice confessa a Silas o que Henry lhe fez, momentos antes dos dois homens partirem em viagem e diz-lhe que têm que resolver o problema, já que não pretende continuar ali se aquela situação se perpetuar. Já bem longe do povoamento, enquanto Henry está a fumar no barco cheio de pólvora, começa a arder e pede ajuda. O irmão acorda, mas não parte em seu socorro, ficando de longe a vê-lo em chamas, até que o barco explode. Ao regressar a Jamestown há quem não acredite muito na sua historia, mas esta era a forma que Silas tinha de assim se casar com Alice.

Verity, não gostando da sua nova vida e tendo como futuro esposo um bêbedo, decide fugir para uma terriola lá perto. Alice parte atrás dela, alegando que precisa da amiga. Quando já estão de regresso são atacadas por uma matilha de lobos, mas rapidamente são salvas pelo ferreiro da cidade, personagem um tanto estranha que já havia metido conversa com Alice e de repente aparece ali no meio da floresta como herói salvador. Muito estranho! Entretanto, a menina elegante e de boas famílias, Jocelyn, mostra a sua cara ao ouvir conversas importantes por trás da porta, acabando por levar e trazer informações ao seu noivo e aos restantes membros da governação.

Cada uma das três jovens mulheres têm caráteres diferentes, experiências de vida diferentes, mas há algo que as une e as torna próximas, o facto de terem atravessado um oceano para ajudarem a construir o mundo novo, apesar das adversidades.

Já no final do episódio há uma reviravolta que nos deixa boquiabertos: Henry afinal não morreu, vê-se a abrir os olhos e rodeado de índios.

Gosto muito de séries de época e mais concretamente deste género de séries que retratam períodos da história do mundo. Este episódio no geral foi muito bom, a dada altura achei que não havia necessidade de tanto despejo de histórias das personagens, mas também pode ser um bom sinal de que a restante temporada nos reserva muita ação e muito enredo.

Ana Galego Santos

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

dead boy detectives poster netflix pt

Recomendamos