Vikings – 04×19 – On the Eve
| 29 Jan, 2017

Publicidade

On the Eve, o penúltimo episódio desta season, deu continuidade ao massacre viking em terras inglesas. O pânico alastrou quando os sobreviventes da batalha onde o Rei Aelle perdeu a vida passaram a palavra sobre a chegada do exército pagão. Face à ameaça viking, o príncipe Aethelwulf montou o seu exército e planeou a sua defesa.

Mas ainda antes de prosseguirmos nesta guerra, voltemos até Kattegat. Sim, porque as clássicas batalhas de fim de temporada, desta feita, estão a ocorrer em duas frentes e Kattegat esteve literalmente debaixo de fogo esta semana. Um exército de origens desconhecidas, mas que com certeza sabia que Kattegat está enfraquecida com a partida do exército para Inglaterra, decidiu aproveitar e tentar invadir o reino de Lagertha. Começaram a atacar em várias frentes e a quebrar as defesas do povo de Lagertha, mas esta e o seu exército maioritariamente feminino, quando a balança até parecia pender para os invasores, virou a situação a seu favor, queimando vários adversários e capturando o seu líder. Confesso que esta batalha não me encheu as medidas, ficando um pouco aquém do que está a acontecer em Inglaterra e de anteriores batalhas. Em primeiro lugar porque a coreografia das cenas de luta corpo a corpo de Lagertha e Astrid parecem muito lentas e pouco credíveis. Por outro lado, a passagem de uma aparente invasão para a vitória foi demasiado repentina, sendo que nesse momento apenas estávamos focados num ponto da invasão. Mas adiante, desta guerra há a destacar a descoberta da identidade de quem estaria por detrás deste ataque, após longa tortura do líder da invasão. E tal como previ algumas reviews atrás, a maior ameaça para Kattegat é precisamente o responsável pela encomenda desta invasão, Finehair. Outro resultado desta guerra foi, ao que tudo indica, a morte de Torvi.

Finehair esteve mesmo em destaque este episódio, não só pela batalha que encomendou, mas pelo seu comportamento em Inglaterra. Tínhamos assistido anteriormente ao seu ressentimento para com Ellissif, que seria sua prometida, mas que o tinha trocado ao pensar que ele não retornaria da anterior demanda, mas depois de ter “perdoado” o casal, neste episódio mudou de ideias. E à sua boa maneira bárbara, o mudar de ideias consistiu em enfiar um machado no crânio de Vik, o marido de Ellissif. O que tem a mais em barbaridade tem a menos em astúcia e deixou-se enganar pela sedução de Ellissif, que se preparava para vingar Vik e matá-lo quando o tinha à sua mercê. Contudo, Halfdan apareceu nesse exacto momento, salvando o irmão e pondo fim à vida de Ellissif.

E agora sim, voltámos ao campo de batalha, onde a figura maior deste episódio foi Ivar. Confirma-se que Ivar é o derradeiro herdeiro da visão estratégica e racionalidade das quais Ragnar era dotado. Ivar continuava a teimar opor-se às ideias de Bjorn e, por uma vez, deixaram que fosse ele a planear a estratégia de ataque. Aquilo a que assistimos de seguida foi uma completa manipulação e ridicularização do exército de Athelwulf, que foi sendo atraído para debaixo de fogo, sendo conduzido para onde os vikings queriam, sendo exposto às miras dos filhos de Ragnar e foi perdendo soldados até à cena final, onde os poucos sobreviventes, entre os quais está ainda Athelwulf, se veem rodeados. O episódio terminou então, mas todos sabemos o que irá ocorrer de seguida. Para Athelwulf segue-se um mau bocado até ao seu último suspiro. E Ecbert será, sem dúvida, o alvo seguinte.

Estes vikings continuam sedentos de vingança, estão implacáveis e o episódio final só trará mais sangue e lágrimas para quem se atreveu a conduzir o Rei Ragnar até à morte e para quem se cruzar no caminho deste exército impiedoso!

André Borrego

Publicidade

Populares

estreias calendário séries março 2024

interview with the vampire

Recomendamos