Victoria – 01×01 – Doll 123
| 16 Jan, 2017

Publicidade

Victoria relata-nos a história da ascensão ao trono da Rainha Alexandrina Victoria. A nova rainha vê-se subir ao trono com apenas 18 anos de idade, após a morte do tio William IV. É assim o início do episódio, com a morte do rei. Victoria é avisada que irá ser a próxima rainha, nada que a surpreenda, uma vez que desde muito nova sabia que este dia iria chegar, já que de acordo com a genealogia, com a morte do tio, e já que este não deixara descendência, seria ela a sua sucessora. Como qualquer história deste género, com a ascensão de alguém, há sempre outro alguém que quer passar uma rasteira e fazê-lo cair.

Não aceitando os conselhos de Sir John Conroy, conselheiro que sempre acompanhou a sua mãe e em quem não confia, Victoria pede ao primeiro-ministro britânico, Lord Melbourne, que seja o seu secretário particular. Mas dada a sua tão grande proximidade, a rainha acaba por desenvolver uma paixão pelo seu secretário, viúvo e dotado de um cavalheirismo digno de um lorde.

Os conselheiros do Conselho Privado, um tanto instigados por um outro tio de Victoria, que crê que é ele a melhor opção para governar, fá-los solicitar que a rainha tenha um regente, dada a sua imaturidade, alegando que, com a sua juventude, não irá ser respeitada ou temida pelos seus inimigos. Victoria, com praticamente nenhuma experiência como rainha, tende a tomar decisões próprias de alguém que não sabe ainda como lidar com tamanha responsabilidade. Ordena que seja feito um exame ginecológico a uma aia da sua mãe, que desconfia que esteja grávida de Sir John (pelos mexericos que ouve pela casa); na realidade a aia teria um tumor, acabando por perecer. Já mesmo naquela altura, os pasquins teriam uma tendência para tudo o que era escândalos e a notícia depressa se espalha, levando o povo a vaiar a rainha, numa saída pública, acusando que esta ao invés de ajudar a aia enferma, acabou apenas por humilhá-la. Dá-nos uma ligeira sensação de que sofre com o complexo de Napoleão ou estará apenas a querer afirmar-se, dada a sua idade. Lord Melbourne dá-lhe ânimo e coragem para enfrentar o público, incentivando-a a não se deixar ir abaixo.

Neste primeiro episódio, que teve a sua estreia na televisão portuguesa no passado fim de semana, acabamos por ver Victoria a ser coroada. Tratando-se de uma série biográfica, quem está mais ou menos a par da história sabe a trama que nos aguarda, não sendo impeditivo para que se continue a ver. Digna de uma série de época, a fotografia e as paisagens são fabulosas, vemos um Palácio de Buckingham ainda nos seus primórdios, quando ainda era uma casa, assim o chamavam.

Ana Galego Santos

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

dead boy detectives poster netflix pt

Recomendamos