Sherlock – 04×03 – The Final Problem
| 16 Jan, 2017

Publicidade

Quando se pensa que é impossível superar um determinado nível, ou pelo menos mantê-lo, quando se pensa que não é possível após o episódio anterior conseguir tantas reviravoltas, Sherlock prova-nos uma vez mais estarmos errados, agarrando-nos ao ecrã durante 1h e 28m do que pode ou não (esperemos muito que não) ter sido a última vez que o vemos no ecrã neste papel.

Sobre o episódio não me irei alongar muito, trata-se de mais uma obra prima que, numa interpretação que lhe faz justiça, desvendamos finalmente os mistérios à volta de Euros, a irmã mais nova de Sherlock e mais inteligente que qualquer outra pessoa à face da terra. Levados até ela pelos eventos do episódio anterior, Moriarty, Sherlock e Watson são apanhados no seu jogo, enquanto observam a influência rápida que ela consegue ter sobre qualquer ser humano que se deixe aproximar dela, como foi o caso do diretor da prisão. Assim, Euros encontra-se livre enquanto os quatro se encontram fechados com problemas por resolver. Primeiro, Sherlock tem de conseguir que um dos seus companheiros mate o diretor, de modo a salvar a sua mulher. De seguida, é obrigado a brincar com os sentimentos de Molly, quando incapacitado sobre escolher o seu irmão ou o seu fiel companheiro, é levado a ter que resolver um dos maiores mistérios da sua infância, o seu maior medo, o desaparecimento de Redbeard e caso não o consiga fazer Watson irá morrer. Enquanto enfrenta isto está também em comunicação com uma rapariga que se encontra num avião sozinha e não consegue descer; a solução deste mistério é genial e brilhante.

O mais impressionante sobre este episódio não foram os desafios que Sherlock teve que ultrapassar, nem mesmo a emoção que demonstrou durante este episódio, mas sim a forma como todos os pormenores, alguns que nos acompanham desde a primeira temporada, se interligam: desde o misterioso regresso de Jim Moriarty até ao facto de que ele sabia da existência de Redbeard. Como é que esta mulher consegue ter tanta influência sobre alguém é deixado um mistério.

Os únicos mistérios que ficam por resolver seria mais uma aparência de Irene Adler, com quem Sherlock ainda trocava mensagens, e saber como é que este fingiu o seu suicídio. Não chega para uma temporada, mas são certamente coisas que gostaríamos de ver.

Assim resta agradecer a toda a equipa fantástica que tornou estas quatro temporadas possíveis, desejar que não seja a última, mesmo que tenhamos que esperar ainda mais do que esta vez. Enquanto for possível manter esta qualidade, e eu acredito que eles conseguem, estamos face a uma das maiores obras de arte que passam na televisão. Por isso, obrigado! E como Mary deixou bem dito, quando houver uma alma perseguida, um caso estranho que precise de ser resolvido, eles estarão lá, os nossos Baker Street Boys.

Raul Araújo

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

dead boy detectives poster netflix pt

Recomendamos