Classificação

8.5
Interpretação
8
Argumento
9
Realização
7
Banda Sonora

Emerald City oferece uma jornada visualmente magistral ao mundo que conhecemos de Oz, mas com algumas alterações, nomeadamente este trata-se de um universo mais cruel e negro.

Dorothy é abandonada pela mãe e criada por um casal que vive no Kansas. Vinte anos mais tarde, é uma enfermeira e no dia do seu aniversário, sabendo que a sua mãe biológica está perto, decide visitá-la, com o apoio dos pais. Quando está a caminho forma-se uma tempestade e aqui começam os mistérios. Na caravana da sua mãe está um morto e, no seu abrigo, esta encontra-se ferida e com medo da polícia. Dorothy, sem tempo para a ouvir, pede ajuda a um polícia que se preparava para a matar quando é engolido por um tornado. Assim Dorothy mete-se no seu carro e espera pela sua vez. No meio da tempestade, vê de repente uma mulher à sua frente, que atropela, e o tornado dissipa-se.

We are not in Kansas anymore, só que Dorothy não é uma criança, Toto é um pastor alemão e os habitantes são mais cruéis do que no livro onde conhecemos este mundo pela primeira vez. Aparentemente a mulher que Dorothy atropelou morreu e sem nada conseguir fazer para a salvar segue caminho e encontra os habitantes de uma vila, que quando descobrem que esta matou a bruxa do Este a torturam para descobrir se ela própria seria uma bruxa. Acabam por deixá-la seguir caminho, mas sem nunca poder pisar novamente um pedaço das suas terras. Assim Dorothy e um guia que fala inglês prosseguem. Outro promenor que existe nesta adaptação são campos recheados de ópio. Antes de chegarem à fronteira, passam por uma prisão – “prison of the abject” – que era gerida pela bruxa; esta mandava para lá todos os que infligissem as regras e torturava-os.

Após passar a fronteira, já sozinha, encontra um homem torturado numa cruz com arame farpado; ajuda-o e tornam-se companheiros de viagem apesar deste não se lembrar nem sequer do seu nome (razão pela qual Dorothy lhe começa a chamar Lucas). Trata-se do espantalho, mas numa versão mais tenebrosa. A caminho de Emerald City para verem o Feiticeiro de Oz, a única pessoa que a pode ajudar a regressar ao Kansas é a bruxa do Este, que afinal tinha sobrevivido, e os apanha e captura. Com alguma astúcia, Dorothy leva esta a suicidar-se, acabando o episódio com uma visão das duas irmãs e do feiticeiro a receberem a notícia. Ao longo do episódio ouvimos regularmente falar da Beast Forever, supostamente um monstro que assume diversas formas e cujo aparecimento de Dorothy é o primeiro sinal do seu regresso.

Tratou-se de um piloto bastante cativante, nota máxima para a parte visual da criação deste mundo. Uma boa interpretação pela parte dos atores. Pode evoluir quanto ao argumento, ainda é cedo para ver, mas vou de certeza seguir a série. Vale a pena experimentar! Por cá, a estreia é já Domingo, pelas 21.30h no TVSéries | Home Of HBO.

Raul Araújo