Preacher – 01×03 – The Possibilities
| 14 Jun, 2016

Publicidade

Contém SPOILERS!

Mais uma semana se passou e novas aventuras para o nosso pastor preferido da tv! Julguei que as respostas iam teimar em chegar, mas eis que me enganei redondamente. Os guionistas presentearam-nos com imensa informação neste episódio. Preacher está a ter um excelente desenvolvimento e estou a adorar o enredo até agora.

Começando com o flashback. Tal como eu, imensos seguidores da série têm-se questionado sobre a relação entre Jesse e Tulip. A jovem teima em referir o envolvimento dos dois, mas o pastor foge do assunto como o diabo foge da cruz. A viagem ao passado começa quando Tulip consegue uma morada. A morada do terceiro elemento do gangue a que pertenciam Jesse e Tulip. Quem diria que o nosso pastor foi um criminoso no passado? É inegável a química entre Jesse e Tulip e estas revelações vieram apimentar o guião do resto da temporada.

Cassidy é, de longe, o meu personagem favorito. Não só pelo humor negro que o rodeia, mas também pelas cenas de ação e pelas revelações que tem trazido até nós. Não sabia que ele podia sair em plena luz do dia, mas o disfarce que utilizou para o fazer fez-me soltar gargalhadas: um chapéu chinês com um poncho sul americano… ficavam-lhe a matar! Em suma, o objetivo era evitar que um raio de sol lhe tocasse e os adereços surtiram o efeito desejado, caso contrário teríamos churrasco de vampiro. Outra das cenas fantásticas de Cassidy ocorre quando Jesse lhe demonstra os seus novos poderes. Pois é, os vampiros, tal como os humanos, não são imunes às ordens da entidade que possui Jesse. Cassidy dança, pula e responde às questões mais parvas que o nosso pastor se lembrou. Já mais para o fim do episódio, Cassidy volta a reencontrar os agentes divinos que matou no episódio passado. Volta a matá-los! E eles regressam novamente! Fogo, quase que sentia que estava a ver Supernatural, Arrow ou até The Originals… já que nestas séries os mortos nunca o estão por muito tempo. Embora não conheçamos ainda a verdadeira razão de não morrerem, eis que um dos senhores revela que estão ali pela intercessão de uma entidade superior, talvez o próprio Deus esteja a dar uma mãozinha para controlar a situação caótica que rodeia Jesse e a sua comunidade.

De tudo o que tem acontecido, é inegável que a pacata cidade não se aperceba dos recentes poderes de Jesse e os rumores começam a circular, sobretudo, após a situação em que ele faz com que a jovem, que se encontrava em estado vegetativo, abra os olhos, para alegria da mãe. Donnie é mais uma testemunha de tais poderes, já que se tenta vingar da tareia que Jesse lhe deu e da fama que ganhou junto dos seus vizinhos. O certo é que quase morre às mãos dos novos poderes do pastor. Duvido que a sua sede de vingança tenha ficado por aqui e já se notou que ele está habituado a fazer os trabalhos sujos que lhe pedem. Já agora, um aparte: Donnie estava a tentar dizer ao filho que não bate na esposa? Quer isto dizer que temos um casal sadomasoquista em série? Bem, se calhar foi só a minha mente pervertida, aliada ao cansaço, que me faz ver coisas onde elas não estão!

Nota-se que Jesse se encontra numa luta interna para utilizar os seus novos poderes para bem da sua comunidade. No entanto, não me parece que a entidade que o possui o deixe continuar a sua vida pacata e desinteressante. De qualquer das maneiras, o pastor completa um dos trios mais fascinantes desta summer season, se bem que ainda não sei como é que se vão juntar, nem qual será a sua missão.

Por fim, resta-me mencionar que ainda não percebi como é que uma entidade tão poderosa, como a que se encontra em Jesse, possa ser trancada numa simples lata de café. Mas os “agentes divinos” lá terão a sua razão, apesar de toda a ambiência satírica que os rodeia.

Questões em análise:

  • Afinal qual é a origem dos agentes que perseguem a entidade que vive em Jesse? Serão mesmo enviados por Deus? Se sim, qual a origem dos poderes de Jesse? Se envolve intervenção divina, boa coisa não virá por aí!
  • Tulip vai continuar a usar a sua lábia para obter tudo aquilo que quer? Adorei vê-la a convencer o agente que a ia multar! Por quanto tempo é que Jesse a vai conseguir evitar? Já agora, quais as asneiras que ela vai aprontar por ali? E qual é o valor da informação que ela entregou no início do episódio?
  • Cassidy é o único vampiro? Qual a sua origem? Qual o seu papel neste enredo complexo?
  • É desta que Jesse passa de pastor desinteressante a milagreiro da cidade? Como é que vai lidar com toda esta atenção?

Rui André Pereira

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

dead boy detectives poster netflix pt

Recomendamos