Game of Thrones – 06×10 – The Winds of Winter
| 28 Jun, 2016

Publicidade

Game of Thrones é a série das emoções fortes, mas acho que poucos me deixaram com a sensação de que este The Winds of Winter e o anterior, Battle of the Bastards, me deixaram. Não só tivemos um fabuloso episódio nove que nos fez levantar do sofá e gritar “SIIMM!!!”, como o episódio final nos deixou a suster a respiração do início ao fim.

Esta sexta temporada tem sido mestre em acabar com teorias bastante populares. No entanto, o décimo episódio compensou mais ou menos essas “desilusões” ao mostrar-nos aquilo que George R.R. Martin ainda se recusou a fazer. A verdadeira identidade dos pais de Jon Snow (R+L=J!!!!), Daenerys Targaryen zarpar para Westeros depois de anos e anos de espera…

Miguel Sapochnik usou cada segundo dos 68 minutos de episódio, o maior até à data. Inicialmente, a HBO tinha divulgado que seriam 69. Se foi erro ou vão usar esse minuto na próxima temporada, ninguém sabe, mas é de deixar com a pulga atrás da orelha… A minha teoria foi que seria a cena em que os Caminhantes Brancos derrubariam a Muralha, mas como Bran permaneceu do outro lado, parece que o exército de mortos ainda não arranjou maneira de invadir Westeros.

O sexagésimo episódio da série foi o melhor final de temporada de todos. As primeiras três temporadas tiveram finais relativamente calmos, mas da quarta em diante foi sempre a subir até chegar a este absolutamente devastador. Outro episódio para ficar na história!

Porto Real

A história da Fé Militante anda a prometer um desfecho trágico desde o início da temporada. Cersei andou muito calma, demasiado calma para uma mulher que aguardava julgamento. Os Tyrells e os Lannisters até se uniram para derrubar os pardais. Cersei estava perdida. O próprio filho estava contra ela, Jaime fora para as Terras Fluviais e basicamente toda a gente na Fortaleza Vermelha a odiava. Pudera. Não nos podemos esquecer que a culpada disto tudo é a própria Cersei, que usou a Fé para se ver livre de Margaery.

Toda a sequência foi magistralmente bem feita. Os diálogos foram poucos, porque a música fazia o resto. Todos se preparavam para o julgamento que assombrou Porto Real no Septo de Baelor. As pessoas iam saindo, a multidão ia enchendo o Septo (mais desejosos de ver o julgamento da Rainha Mãe do que outra coisa) e a tensão subia. Cersei ia bebericando, Tommen permaneceu na Fortaleza com ela, provavelmente a mentalizar-se do que ia acontecer à mãe.

Margaery foi a primeira a aperceber-se de que algo estava mal, ao perceber que nem Cersei nem Tommen estavam presentes. Ela e Olenna eram as únicas que não subestimavam a inimiga. Margaery foi arrasando com ela desde que entrou em cena. Contudo, não estava à espera que o Alto Pardal não conseguisse derrotá-la. Era esse o objetivo da rainha. Ver a sogra ser condenada e ver-se livre dela de uma vez por todas. O Alto Pardal foi derrotado pela própria arrogância, por estar tão certo que tinha tudo controlado.

A cena em que Lancel se arrasta para tentar evitar a eminente explosão, combinado com o pânico que se instaura no Septo depois de Margaery e uma Cersei muito serena (ainda a beber vinho) e na primeira fila para assistir ao que está prestes a acontecer, combinado com a sinistra música que domina toda a sequência… Isto é Game of Thrones em todo o seu esplendor e a provar a razão de ser a série mais popular do momento.

BOOOMM!!!!

Que cena incrível! Levei as mãos à boca de horror e admiração por tudo o que estava a acontecer. Qual Casamento Vermelho qual quê. A maior matança de sempre na série aconteceu neste mesmo episódio. O Alto Pardal, Loras, Margaery e Mace Tyrell, Kevan e Lancel Lannister. Já para não falar da quantidade de gente presente lá dentro e quem andava lá perto. Cersei matou vários coelhos de uma cajadada só.

Quanto a Tommen… Bem, Tommen não aguentou perder a esposa e aproveitou o facto de ter ficado sozinho nos aposentos para se atirar da janela. Um rei fraco do início ao fim.

A vingança de Cersei não acabou com a explosão de fogovivo. Faltava a pessoa que lhe causou a maior humilhação da sua vida. A Septa Unella. Lena Headey merecia um Emmy pela sua performance. Fabuloso! Ela a despejar o filho, a confessar os seus pecados sem qualquer tipo de remorso e, por fim, a entregar a Septã ao pior destino possível… uma morte lenta e dolorosa nas mãos de Ser Gregor Clegane.

E assim a profecia vai-se cumprindo. Cersei vê o último filho a perecer (tem sido uma morte por temporada), desta vez pela sua negligência. Sinceramente, eu acho que ela não foi totalmente inocente nas mortes de Joffrey e Myrcella, mas aqui foi tão óbvio. Se ela não tivesse estado tão obcecado com a sua vingança, se tivesse ido imediatamente ter com Tommen ou não tivesse tirado o Montanha dos aposentos do rei, Tommen nunca se teria suicidado.

Cersei Lannister é a primeira rainha da história de Westeros. Em vinte anos já é a quarta monarca a ascender ao trono (credo, e depois queixavam-se dos Targaryens! Isto sim é instabilidade política! Isso e todo o Pequeno Conselho mais a Mão do Rei terem batido com as botas. A sério, que caos!) Posso estar enganada, mas Cersei nem vai ter tempo para aquecer o lugar. Como já disse, considero esta Cersei mais inteligente do que a dos livros, mas mesmo assim esta conquista do Trono de Ferro está condenada desde o início.

Vamos por partes. As grandes Casas de Westeros são a Stark, a Arryn, a Tully, a Greyjoy, a Baratheon, a Tyrell, a Lannister e a Martell (quem governa agora é Ellaria e aliou-se a Daenerys). Os Targaryen não contam porque já não têm qualquer poder no país. Ora os Baratheon e os Martell estão extintos. Os Tully perderam Correrrio e caíram em desgraça. No Norte acabaram de nomear Jon Snow o Rei no Norte. Os Arryn estão com os Stark. Dos Tyrells só resta Lady Olenna e essa acabou de se aliar a Daenerys, assim como os Greyjoys. Dos Lannisters, Tyrion está com Dany. Falta Jaime e esse parece tudo menos feliz com o que está a acontecer.

Como tal… Quem é que Cersei tem do seu lado? Qyburn? Gregor Clegane? Daenerys governou sem o apoio dos ricos, mas ao menos tinha o povo do lado dela. Cersei não tem, nem quer saber dos súbditos. Só quer poder, poder, poder. O que irá fazer agora que o tem? Nada de bom porque ela não sabe o que fazer com ele. Um Lannister no trono… ao que Westeros chegou!

Como a parte de Porto Real já vai longa, irei terminar com Jaime. Viram bem o ar que ele lançou à irmã/amante durante a cerimónia de coroação? Ele matou Aerys exatamente por causa do fogovivo escondido nas catacumbas da capital. Quis evitar aquilo que Cersei não se coibiu de fazer. À custa disso, perderam o último filho em comum. Se não for desta que o casalinho mais nojentinho de Game of Thrones se zanga de vez não sei quando é. Jaime não é bom, mas há limites. Para Cersei, já não. Ainda por cima uma Cersei que já não tem os filhos, que eram a sua última réstia de humanidade. Nasceu um monstro. Um monstro que nem pestanejou ao ver o filho morto.

Winterfell

Lyanna Mormont: “O Norte lembra-se. O único rei que conhecemos é o Rei no Norte cujo nome é Stark. Não me interessa que seja um bastardo. O sangue de Ned Stark corre-lhe nas veias. Ele é o meu rei, a partir de hoje e até ao fim dos seus dias!”

Por esta não esperava. Jon Snow é nomeado Rei no Norte! Entre um bastardo e uma mulher, não sabia bem qual deles seria eleito. Sansa teve mais mérito, visto ter sido ela a chamar os Guerreiros do Vale e, bom, ter sido ideia sua recuperar o castelo. Jon mostrou o seu valor no campo de batalha e a sua experiência enquanto líder. Jeor Mormont viu algo nele… e Lyanna Mormont também.

Continuo a adorar a relação entre Jon e Sansa esta temporada e é disso que tenho mais medo que acabe. Ele reconheceu o seu valor por ela ter sido a salvadora da pátria e preparava-se para dar o título à irmã, mas a verdade é que Sansa não recebeu crédito nenhum pelo que fez.

O Norte foi finalmente relembrado. Já não era sem tempo. As Casas nortenhas que se recusaram a ajudá-los a derrotar os Boltons uniram-se outra vez aos Stark. A batalha pela independência no Norte está outra vez de pé.

Uma pedra no sapato de Jon e Sansa é Mindinho, cujo objetivo é o Trono de Ferro. O Trono de Ferro?! Parece quase inacreditável, mas Mindinho é super esperto, por isso é preciso ter cautela. Com Sansa a seu lado torna tudo ainda mais terrível. Esta personagem está a tornar-se cada vez mais dispensável. Dantes achava-lhe imensa piada, mas isso já lá vai. Espero que Sansa não se deixe manipular por ele (acho que a ideia de Jon ter ficado com Winterfell pode ter sido ideia dela para Petyr não ter hipóteses de usar o Norte a seu favor).

Espero que Lyanna Mormont apareça na próxima temporada. Ela é mesmo fantástica! Não são todas as meninas de 10 anos que conseguem colocar um bando de senhores com idades para serem avôs dela no lugar.

As Gémeas

E lá vai outro. Arya não regressou a Winterfell quando voltou para Westeros. A ideia dela era outra. Ela tem uma lista de pessoas para matar e agora que tem treino dos Homens Sem Face está na altura de acabar com ela.

Não há dúvida de que a história de Arya esta temporada foi, sem dúvida, muito mais interessante do que na quinta (cujo único ponto alto foi o assassinto de Meryn Trant). Estava desertinha para saber qual seria a primeira coisa a fazer e foi Walder Frey.

Arya matou, desmanchou e cozinhou os filhos dele. Depois serviu-os numa empada ao pai. Deveremos ter medo do nível de violência a que Arya recorreu? Todos eles foram responsáveis pela morte da mãe, do irmão e da queda dos Tully, mas é impossível não ficarmos chocados.

Agora resta Illyn Payne e Cersei Lannister. Estão a ver porque é que acho que Cersei está bem feita ao bife? Porque toda a gente em Westeros a quer matar! Ninguém vai ter saudades.

Cidadela

Sam foi a primeira personagem a ver os corvos brancos a saírem de Vilavelha. Os corvos brancos anunciam a mudança de estação. É oficial, o inverno chegou.

A Cidadela é tão bonita! Esta parte foi a mais fraquita de todas, mas claro que tínhamos de ver Sam a chegar. Estão a dar-lhe tanta importância que pode ser ele a chave para resolver o problema da invasão dos mortos! Será que ele encontrará as profecias que podem ser a chave para derrotar os Caminhantes?

Que biblioteca tão fixe! A cara do Sam seria a minha se estivesse no seu lugar. Que sonho. Efeitos especiais no seu melhor.

Dorne

Uau, passaram-se umas boas semanas neste episódio. A notícia do que aconteceu em Porto Real não só já tinha chegado aos ouvidos de Olenna como ela já estava em Dorne para discutir o próximo passo para se vingar dos Lannisters com Ellaria e as Serpentes de Areia.

Adorei Olenna ter mandado calar Obara, Nymeria e Tyene como a grande patroa que é. Detesto-as. Piores personagens desta série. Grande Olenna!!

Varys: “Com fogo e sangue.”

Tinha mesmo razão. O plano de Varys era mesmo ir a Dorne recrutar o apoio de Casas para Daenerys. E calhou mesmo bem (por assim dizer, claro! RIP Margaery) Cersei ter perdido o juízo nesta altura. O exército dos Tyrell é o maior do país. Eles são grandes aliados, tal como disse Tywin a uma Cersei incapaz de ouvir a razão. Já as Sand têm de se precaver depois de terem tomado Dorne para si. E claro que Dany é a melhor solução. Antes mesmo de sair de Essos, a Mãe dos Dragões já tem o apoio de todo o Sul e dos Greyjoys. Assim está bem!

Para Lá da Muralha

Lyanna: “Promete-me, Ned. Promete-me.”

FINALMENTE! A sério, este suspense já cansava. Queríamos saber de uma vez por todas o que tinha acontecido na Torre da Alegria quando Ned Stark encontrou a irmã Lyanna numa cama que cheirava a “sangue e rosas”.

A teoria estava certa. Ned encontrou mesmo Lyanna a morrer depois de ter dado à luz o bebé Jon Snow. Ela fá-lo prometer que o protegeria de Robert porque, como já disse em reviews anteriores, os Baratheon e os Lannister andavam à caça de todos os Targaryen. Se Robert descobrisse que Jon era filho de Lyanna e Rhaegar? Nossa senhora, nem queria imaginar o que não teria acontecido ao pequeno.

É certo que Lyanna não diz que o pai é Rhaegar, mas não é preciso. Porque teria ele deixado os seus melhores e mais leais guerreiros a guardar a Torre se não fosse para proteger algo realmente importante?!

Lyanna: “Se o Robert descobrir, ele mata-o, tu sabes isso! Tens de o proteger.”

Adorei a cena, não fugiu muito da que imaginei na minha cabeça. Pobre Lyanna. Pobre Ned, que mentiu durante tantos anos para proteger Jon e que perdeu a irmã de maneira tão trágica. Pobre Jon que nunca poderá ouvir Ned falar-lhe da mãe. (Viram bem a cara do bebé em grande plano depois a mudar para a de Jon no tempo presente? Fabuloso!)

O que irá fazer Bran com esta informação? Isto não pode ter servido para saciar a nossa curiosidade. Aguardo mais desenvolvimentos na próxima temporada!

Gostaria saber o que Lyanna disse a Ned que não conseguimos ouvir. Provavelmente algo sobre Rhaegar. Tenho pena que não cheguemos a saber o que aconteceu entre eles. Porém, ainda tenho esperanças de uma prequela.

Para os fãs da série que não conhecem a a profecia do “príncipe que foi prometido”, ou Azor Ahai como lhe chamava Melisandre é um herói que salvaria o mundo das trevas (ou da longa noite). Há quem pense que são duas profecias distintas porque argumentam que a profecia do príncipe foi feita há mil anos atrás e a de Azor Ahai há cinco mil. Além disso, a profecia do príncipe dá a entender que esse herói vem da linhagem da Casa Targaryen, mais especificamente da do Rei Aerys II e da Rainha Rhaella (o pai deles acreditava na profecia ao ponto de os ter obrigado a casar) , tanto que se chegou a pensar que fosse Rhaegar e, mais tarde, Mestre Aemon pensou que fosse Daenerys. Melisandre colocou as suas esperanças do Azor Ahai em Stannis Baratheon que não faz parte da família.

Seja como for nos livros, a verdade é que neste episódio em que foi revelado que Jon Snow é da linhagem Targaryen dão-nos uma pista de que Jon pode ser mesmo esse herói. Um dos versos da profecia era essa pessoa ter nascido sob uma estrela sangrenta. Se repararam bem em Ned quando pousa a espada, o punho tem um sol desenhado e por baixo está a toalha ensanguentada. E a câmara ficou-se nesse pormenor o tempo suficiente para nos dar uma pista.

Meereen

O grande momento de Daenerys está a chegar. Na temporada passada, Tyrion disse-lhe que seria difícil chegar ao Trono e governar sem o apoio das Casas. Já tem três do seu lado e não tardarão a chegar mais. Por este andar até os Stark se juntarão à sua causa.

Uma das primeiras ações de Dany é acabar tudo com Daario. Pobre guerreiro. Está totalmente pelo beicinho pela bela rainha. Ninguém o pode culpar. Nem a ela. Dany não está no jogo para se apaixonar. A única coisa que está na sua cabeça é o Trono e não tem espaço para mais nada, nem para se sentir triste com a separação do amante. É triste, mas ela há muito que sabe que a vida de rainha não era fácil.

A cena em que ela nomeia Tyrion Mão da Rainha não foi inesperada, mas mostra o quão bem ela sabe escolher as pessoas a seu lado. Não há melhor pessoa para o lugar do que ele. A medida mais sábia do Rei Louco foi ter nomeado Tywin como sua Mão. Só espero que a história não se repita. Ficaria muito desiludida se assim o fosse. Já bem basta termos uma Rainha Louca em Cersei.

Está na hora. Daenerys Targaryen vai voltar para o país que a viu nasceu e que a expulsou. E vem na melhor altura. Porto Real está um caos e precisa de alguém estável e que não expluda Septos. E os dragões vêm mesmo a tempo para enfrentar os Caminhantes Brancos. Agora a questão é saber qual será a primeira paragem dela. Pedra do Dragão para ver o castelo ancestral da família? Porto Real para entrar a matar? Ou será que as ideias de Dany são outras?

Uma coisa é certa. Game of Thrones nunca mais será a mesma depois deste episódio. A primavera de 2017 tem de chegar e rápido!

Maria Sofia Santos

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

dead boy detectives poster netflix pt

Recomendamos