Mr. Robot – 01×05 – Exploits
| 27 Jul, 2015

Publicidade

Em primeiro lugar, mil desculpas pelo atraso da review; em segundo lugar, que episódio! Exploits é cheio de suspense, reviravoltas e técnicas de hacking!

Como previsto no episódio anterior, Elliott e o resto da fsociety avançam com o ambicioso plano de destruir um dos estabelecimentos da Evil Corp. Tudo parecer correr bem, Elliott consegue convencer um empregado da empresa que é mais um excêntrico programador e empreendedor multimilionário à procura de uma tour da empresa para se infiltrar no edifício, mas antes de executar a simples tarefa, é reconhecido por nada mais, nada menos que Tyrell.

Elliott, num momento de desespero, consegue (de alguma forma) manipular Tyrell, usando a vaidade do Vice-Presidente de Tecnologia para ser levado à localização seleccionada para ligar um Raspberry Pi ao sistema da empresa. Ah, a ironia. Tyrell, que se considera um mestre da manipulação das fraquezas é enganado pelo “ingénuo” Elliott. Ou será que se deixou enganar? Mr. Robot faz-me questionar tudo o que acontece na tela!

Para além de Tyrell, o plano teve outros imprevistos – Darlene faz com que a Dark Army (a organização responsável pelo CD “hackeador”) corta as relações com a fsociety, atrasando assim o trabalho da equipa de Elliott. Por causa disso, Mr. Robot tem um ataque de raiva, deixando Darlene tentada a ligar o Raspberry Pi sem a ajuda da Dark Army. Depois de acalmá-la, Elliott convence-a a deixar o projecto em suspensão, e volta para casa. Na chegada, porém, encontra a casa revirada e Shayla (agora com o trabalho de empregada de mesa) desaparecida. A culpa é obviamente de Fernando, que no meio do episódio consegue decifrar o mistério de quem o pôs na prisão. A vida de Elliott neste único episódio foi uma montanha russa! Da tentativa de infiltração da E Corp ao sequestro da Shayla, Mr. Robot está cada vez mais complexo e intrigante. Mas isso já não é novidade, pois a série agarrou-me a atenção desde o primeiro minuto.

E por falar em reviravoltas, a vida de Angela parece também estar a sofrer mudanças drásticas. Com a descobertas e decisões que fez no episódio, será que irá juntar-se a Elliott na luta contra a E Corp? Cruzarei os dedos para que isso aconteça! Seria um desvio interessante para o enredo da personagem.

Algo que devo salientar é que este episódio não só teve o objectivo de mostrar as fraquezas das suas personagens, mas também de “calar” os fãs (incluindo eu) acerca da teoria do Mr. Robot – Exploits quis provar à audiência que Mr. Robot é real, mostrando a personagem interagindo pela primeira vez com alguém (que não Elliott) e objectos reais (cartões de crédito por clonar e equipamento da fsociety por destruir num ataque de nervos). E se Mr. Robot é, em vez de uma miragem, uma personalidade adjacente à de Elliott? Pela primeira vez vemos Mr. Robot a discutir ruidosamente com Darlene, mas o que acontece com Elliott enquanto a barulheira ocorre? Esconde-se no fundo, na escuridão, como se deixasse Mr. Robot tomar o “palco central”.

Bela tentativa Mr. Robot, mas conseguiram apenas reforçar a minha teoria!

Cátia Neto

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

dead boy detectives poster netflix pt

Recomendamos