Penny Dreadful – 02×05 – Above The Vaulted Sky
| 06 Jun, 2015

Publicidade

2×05 – Above The Vaulted Sky

02×05 – Above The Vaulted Sky

Contém SPOILERS!

Começo por pedir desculpa pela data tardia desta review! Penny Dreadful é uma série que apresenta estados de espírito complexos no seu desafiante guião. Este episódio foi algo de transcendente e elevou as expetativas ao rubro, já que o céu parece não ser limite suficiente que satisfaça John Logan.

O inspetor Husk finalmente chega a Ethan! Tinha de ser um inspetor, que foge ao perfil da Scotland Yard, para conseguir seguir o rasto de sangue das garras de Ethan. Não sei até que ponto a atitude sarcástica e evasiva irá ser prejudicial ao nosso atirador. A saída fugaz também não ajudará a inocentá-lo!

Também é verdade que Ethan não tinha muito tempo a perder com com Husk. Depois da invasão das bruxas, há que preparar a casa para outro potencial ataque. Enquanto Vanessa desenha o seu escorpião de proteção, Sembene elabora alguns dos seus amuletos africanos para afastar os maus espíritos. Sir Malcom, mais terreno, limita-se a comprar uma porta blindada, já Lyle assumiu-se como judeu e, além das suas rezas, acabou por traduzir algo da história de Lucifer referente ao Lupus Dei. Terá Ethan um papel fulcral na defesa de Vanessa contra Evelyn?

Victor leva Lily a tomar chá com Vanessa. Comecei por ficar chateado por Vanessa não ter descoberto a exuberante Brona sob o disfarce da tímida Lily. No entanto, há que dar um desconto a Vanessa, já que os problemas parecem adensar-se em seu redor, tal como uma aura negra. E não é que Vanessa se apercebe que há algo além de uma suposta relação familiar entre Victor e Lily? Quem também estranha esta situação é John, já que Victor quase não o deixa ver a sua prometida. Acaba por ameaçar o pai, mas depressa revela o seu lado humano assim que vê Lily. No entanto, parece-me que John tem mais empatia com Lavinia, a sua colega de trabalho, do que com Lily.

Por falar em John, ele encontrou-se com Vanessa no abrigo para os pobres e doentes de Sir Malcom. Mais uma vez, John impressiona Vanessa com os seus vastos conhecimentos de poesia. A interação entre Vanessa e John acaba por ser a mais complexa e rica de todo o elenco, apesar de toda a sua improbabilidade. Adorei quando Vanessa exclamou “All sad people like poetry. Happy people like songs”. Também não nos podemos esquecer da primeira valsa de John, Vanessa ensinou-o!

Evelyn e Hecate fazem bruxaria juntas, é um orgulho ver mãe e filha tão empenhadas na mesma tarefa! Enquanto Evelyn provoca dores agoniantes na esposa de Sir Malcom, o que a leva ao suicídio, Hecate termina o boneco vudu de Vanessa. Mais tarde, Evelyn encontra-se com Sir Malcom e o amaldiçoado “anel que pica”, faz com que ele leve a bruxa para um quarto de hotel onde extravasa a ilusória paixão que sente. É mais que notório que Evelyn não procura o amor, quer apenas aproximar-se de Vanessa para a entregar ao seu mestre.

Como é uma noite de tempestade e, entre o medo provocado pelos trovões e a energia presente na atmosfera, quase todo o elenco se entrega aos prazeres carnais. Começando por Dorian e Angelique, o travesti fica triste por ter sido troçado na rua, mas eis que Dorian revela que pode ser a personagem mais humana de toda a série e abraça-o, dizendo-lhe que nada tem de mudar em si… ao que parece temos casal! Já Lily procura a cama de Victor porque tem medo da trovoada, mas depressa começa a assediar o primo e têm a primeira noite de amor… era uma questão de tempo. Já Vanessa e Ethan trocam olhares, ia jurar que iam pelo mesmo caminho, já que até partilharam o quarto na noite anterior.

Questões em análise:

  • Qual a reação de John quando souber que Lily quer ficar com Victor? Voltará à sua personalidade vingativa inicial? Ou partirá para os braços de Lavinia? Victor vai assumir o seu fascínio por Lily?
  • Teremos Evelyn a assumir o lugar de esposa de Sir Malcom?
  • Ethan e Vanessa estão cada vez mais próximos? Serão o casal da temporada?
  • Agora que o boneco vudu de Vanessa está terminado, qual será a sua utilidade?
  • Qual o papel de Ethan, o Lupus Dei, nesta história?

Nota: 9.3/10

Rui André Pereira

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

dead boy detectives poster netflix pt

Recomendamos