Agent Carter – 01×08 – Valediction (Season Finale)
| 01 Mar, 2015

Publicidade

1×08 – Valediction

1×08 – Valediction

Contém SPOILERS!

Pois é… o que é bom termina e lá chegou a vez de Agent Carter arrumar as botas. A parte mais irritante deste processo é a ABC ainda não se ter pronunciado sobre a renovação ou cancelamento das aventuras da Peggy. É verdade que as audiências não foram excelentes, no entanto, os números razoáveis fazem-me crer que temos boas hipóteses de esperar por uma segunda temporada.

Em jeitos de retrospetiva, Agent Carter pecou por arrastar demasiado nos episódios iniciais e concentrar toda a ação nos episódios finais. No entanto, há que tirar o chapéu e aceitar que os últimos três episódios foram qualquer coisa de extraordinário! Como uma ligação forte a um dos maiores hits do mundo cinematográfico da Marvel (claro que estou a mencionar a saga Capitão América), Agent Carter veio provar que não é necessário ter superpoderes para singrar no mundo dos heróis do pequeno ecrã.

Desde o episódio anterior que os grandes vilões eram conhecidos da SSR: Ivchenko, o malvado psiquiatra hipnotizador, e Dottie, a viúva negra russa. Numa luta contra o tempo, e com a improvável ajuda de Howard Stark, tivemos um episódio a raiar a perfeição, tanto ao nível da escrito, como da interpretação… quando escrevo quase perfeito, não leiam que foi perfeito! Tal como eu, devem ter encontrado ligeiras falhas na interligação do enredo.

Como já referi na review anterior, fiquei desiludido com a arma que Ivchenko/Fennhoff roubou da SSR… com tanta engenhoca poderosa, ele roubou um gás que provoca a libertação de raiva daqueles que o respiram, provocando uma onda de mortes altamente selvagens. Com a chegada do auxílio de Howard e Jarvis, depressa percebemos que Ivchenko quer vingar a morte dos seus camaradas na batalha de Finau, vítimas do gás inventado pelo engenhoso Stark. Sabendo  qual o objetivo da vingança da dupla russa, a SSR põe em marcha uma armadilha para os capturar, não contavam é que Howard fosse raptado por eles.

É aqui que começa a ação em força! Com a ajuda de Jarvis, Carter, Sousa e Thompson dirigem-se ao maior cofre secreto onde Howard esconde aviões, carros e mais engenhocas. O problema é que, assim que chegam, notam que é tarde de mais e que Howard já descolou com destino à destruição… sim, ele vai completamente hipnotizado por Ivcnhenco, acreditando que vai resgatar Steve Rogers, quando na realidade vai libertar o mortífero gás sobre milhões de habitantes. Leva Jarvis no avião atrás de si, pronto a disparar, caso Peggy não o consiga impedir.

Bem, o encontro entre Peggy e Dottie foi o momento mais esperado desde que que descobrimos a identidade da espiã russa! Peggy levou muita porrada… mas também deu e acabou mesmo por vencer! Numa conversa bastante emotiva em que, tanto Howard como Peggy, relatam o seu amor por Steve, a agente acaba por conseguir libertar o seu amigo da hipnose e fazê-lo regressar à base, para descanso de Jarvis, o valente e multifacetado mordomo. Ivchenko vai preso e ganha uma máscara horripilante que o impossibilita de falar. Por seu lado, Dottie afinal não está morta e desaparece!

Já no fim, e como era de prever, Thompson rouba o protagonismo de Peggy, conseguindo assim a direção da SSR. Já Sousa, inconformado com a injustiça, e ganhando coragem, convida Peggy para sair! Pena que ela já tinha combinado com Angie e Jarvis a mudança para uma das casas de Howard, local onde o mordomo confidencia que estará sempre disponível para seguir Peggy numa nova missão!

Com o fim de um bom episódio, resta apenas uma questão: será Agent Carter renovada?

Nota: 9/10

Rui André Pereira

Publicidade

Populares

estreias calendário séries março 2024

interview with the vampire

Recomendamos