Criminal Minds – 10×04 – The Itch
| 25 Out, 2014

Publicidade

 

10 × 03 - The Itch

10 × 03 – The Itch

O quarto episódio desta temporada atinge limites horripilantes da psicologia humana, mostrando-nos uma perspectiva desconfortável e paranóica de vítimas da dermatilomania e outras distúrbios relacionados a ela. Alerta a todas as pessoas que não gostam nada de insectos (como eu!); este episódio é infestado deles!

E obviamente… Alerta de Spoilers!

Quando estou a seguir uma série, tendo a não ver TV Spots ou qualquer tipo de “footage” que estrague a experiência de ver um episódio pela primeira vez. Por causa disso, este episódio, do princípio ao fim, fez-me arrepiar de medo: o “UnSub” deste episódio tem uma obcessão pelo estado da sua pele, e acredita que médicos vacinaram-no com uma solução de larvas de barata. À vista disso, tem ilusões sobre baratas a viver por baixo da sua pele. (Ainda estou a contorcer, a lembrar dessa cena).

Os escritores e diretores de Criminal Minds sabem como nos amedrontar; não só mostram baratas por baixo da pele, mas o “Unsub” decide, por pura insanidade (e pura crueldade aos expetadores!), deita dois garrafões de baratas por cima duma indefesa vítima (à la Fear Factor). De acordo com Spencer, o génio da equipa, o UnSub tem o objectivo de fazer com que as pessoas sãs sintam o que ele presencia (ou pensa presenciar), e a loucura dele tem o nome científico de Morgellons. Este episódio explora o lado de vítimas de doenças como esta de tal maneira que nos faz simpatizar com todas as personagens que interferem no caso, incluindo o Unsub (representado por Jon Abrahams, cujo papel lembrou-me, por alguma razão, o Willard Stiles do filme Willard), a namoradinha do UnSub que também sofre de Morgellons, e a monitora de um grupo de ajuda para obcecados com a pele (logo quando a vi, reconheci-a de um episódio da CSI em que faz de uma nutricionista canibal!) com um problema sério de comichão sob stress.

Gostei do episódio, foi uma melhoria em comparação ao episódio da semana passada no tópico de exploração do tema do caso. A maneira como os escritores mostram os medos e delírios das personagens deste episódio é explícita realmente atinge-nos psicologicamente (em algumas cenas, chegava a sentir comichão!), e espero que Criminal Minds formule a maioria da 10ª temporada deste modo. Bom trabalho, Larry Teng!

E um óptimo trabalho fez o agente Rossi, que teve o seu momento “badass” ao dar um soco no Leo (o UnSub)!

 

9/10
Cátia Neto

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

adeus terra goodbye earth netflix

Recomendamos