Defiance – 02×10/02×11 – Bottom of the World/Doll Parts
| 26 Ago, 2014

Publicidade

Com o fim de Dominion, a Syfy apostou em dois episódios semanais de Defiance, Bottom of the World e Doll Parts. Para os seguidores desta série não poderia haver notícia melhor, já que Defiance continua viciante e com elevada qualidade! Relembro os mais distraídos que, a este ritmo, é já na próxima quinta que nos chega o season finale com dois novos episódios. Resta-nos torcer para que haja renovação!

Existem spoilers nos parágrafos que se seguem!

Mais uma vez os Tarr são negligenciados… Até há bem pouco tempo foi esta família o suporte desta temporada, o que ajudou a melhorar a qualidade da nossa série! As desventuras dos Tarr são deliciosas e mais complexas que as personagens Nolan e Amanda. Stahma pede ao marido que “trate” de Treasure Doll! A matriarca percebe que a prostituta está a chantagear o filho e que Christie nunca iria perdoar uma traição. Mas Datak apenas o fará se voltar para casa… Stahma diz que é um preço demasiado alto e que ela própria tratará do assunto! Pois é, se Datak voltasse a liderar os negócios, todos os funcionários iriam retirar o seu apoio a Stahma e ela voltaria a ser uma dona de casa submissa. De toda esta situação, não gostei da facilidade com que Christie e Alak fizeram as pazes, julguei que os conflitos iriam perdurar.

Nolan fica furioso com o misterioso desaparecimento de Irisa e com a subsequente tentativa de roubo de uma terra-esfera! Algema-a e mantém-na debaixo de olho constantemente. Inclusivamente leva-a algemada na visita que a Embaixadora Tennety faz às minas de gulanite! Felizmente dá-se uma explosão, a embaixadora morre, e não tenho tempo de voltar a sentir raiva desta personagem! Enquanto Berlin, Nolan e Irisa conseguem escapar, mas Amanda e Pottinger ficam soterrados e com pouco oxigénio. Depressa Rafe é chamado para ajudar a elaborar um plano de resgate e são Nolan e Berlin que vão em socorro dos cativos! O salvamento ocorre quando já quase não existe oxigénio! Graças à conversa que tiveram, nota-se que Amanda está mais próxima de Pottinger, até deram uma beijoca enquanto esperavam pelo salvamento.

Por sua vez Irisa aproveitou a confusão gerada por esta situação para fugir! Vai ter com Tommy e convence-o com um beijo (e com a desculpa que está muito doente) a ajudá-la a obter uma terra-esfera do depósito da república da Terra! A dupla lá vai e vemos Irisa fazer o seu truque no primeiro humano desde que começou esta treta de salvar pessoas em Irzu! Com aquele artefacto, Irisa ativa as cápsulas da nave Kaziri que guardam alguns dos “tocados por Irzu” para uma espécie de sono criogénico.

Pela primeira vez descarto a hipótese de Irisa estar mesmo em contacto com o deus Votan que a atormenta. Aposto na inteligência artificial que comandava a Kaziri (que observamos nos flashbacks que Irisa foi tendo ao longo da temporada)! Por algum motivo, que ainda não percebi completamente, a nave terá algo de importante para pôr em prática e essa inteligência artificial está a utilizar Irisa de forma a executar a missão.

Por último, Quentin acusou o pai da explosão que ocorreu na mina e este vai preso! Mas eis que a nossa história complica quando Pilar, a ex-esposa, de Rafe, chega à cidade… Supostamente, Quentin teve de matar Tennety a mando do Coletivo Votanis para reaver a sua mãe.

Nota: 7.5/10

2×11 – Doll Parts

2×11 – Doll Parts

Gritem vivas! A manipuladora Treasure Doll (Deirdre Lamb) voou do arco até ao chão! Mas Nolan não vai investigar o caso pois apenas se preocupa com Irisa. Sem outra hipótese, Amanda autonomeia-se assistente do Lawkeeper e faz um brilharete na investigação do crime. É óbvio que Stahma pensou que havia sido o marido a eliminar Deirdre, e Datak julgou que tinha sido a esposa! Mas afinal foi mesmo Christie que atirou a sua falsa amiga e ainda escondeu o microfone ensanguentado debaixo da cama. Questiono-me até que ponto Christie está inocente e não quereria incriminar o marido!

Quando Alak é solto da cadeia graças ao estratagema de Stahma, Christie, completamente “stahmizada”, confessa ao marido que está tudo bem agora. Quem adorou tudo isto foi Stahma que riu em gargalhadas ao facto da nora ter mostrado que consegue “dar conta do recado”.

Nolan chega perto do acampamento dos tocados por Irzu… É atacado por Tommy, todavia, este depressa se livra do controlo que tem em si! Temos aqui a confirmação de que se trata da inteligência artificial da nave Kaziri a controlar todos de modo a tentar concluir a sua missão. A dupla arquiteta um plano que surpreendentemente resulta. Levam Irisa mas esta acorda durante a viagem! E não é que ela está tão alterada e esfaqueia Tommy? No entanto, ainda consegue manter algum (pouco) controlo e não degola Nolan como Irzu/Kaziri ordena.

Dois episódios passaram com imensas respostas esclarecedoras! Definitivamente Defiance eliminou o marasmo da primeira temporada e apimentou as nossas quintas com assuntos mais diversificados e envolventes. Sendo assim, na próxima quinta voltaremos a ter dois episódios, sendo que o último será (esperemos que assim seja) o season finale.

Questões habituais:

– Vai Nolan conseguir salvar Tommy? E parar Irisa? Se a Kaziri conseguir completar os seus planos, teremos a terraformação do planeta e milhões de humanos e Votans morrerão!

– Amanda vai tornar-se assistente de Nolan? Ela prendeu o homem errado e sabe disso!

– Berlin vai desistir de dormir com Nolan? Não me parece…

– Christie é a versão humana de Stahma? A jovem demonstrou o quão manipuladora e eficiente é a tratar dos seus problemas! Vai viver em paz com o seu marido?

– Quentin e Pilar vão libertar Rafe? Ou este vai preso para Riverie?

– Stahma irá permitir que Datak volte a casa?

Nota: 8/10                                                                        

Rui André Pereira

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

dead boy detectives poster netflix pt

Recomendamos