Defiance – 02×08 – Slouching Towards Bethlehem
| 10 Ago, 2014

Publicidade

defiance

2×08 – Slouching Towards Bethlehem

Quando achávamos que Defiance já tinha as linhas orientadoras predefinidas até ao final desta temporada, eis que se dá uma (ou duas) grande(s) reviravolta(s)! Com este episódio tivemos a troca dos protagonistas habituais e o regresso daquela que julgávamos morta… De qualquer das formas tivemos um bom episódio rodeado de novos mistérios que trará grandes repercussões daqui em diante…

Que Irzu vos proteja dos malévolos spoilers!

Como já referi anteriormente, o episódio saiu da linha a que nós estávamos acostumados! Foi uma surpresa positiva que trará novo fôlego ao enredo emocionante a que Defiance nos habituou nesta temporada… Tudo começou com a prisão de Mahsuvus, o prostituto Irathient a quem Datak deu uma beijoca! A República da Terra descobriu que ele é um espião do Coletivo Votanis… E que esta organização plantou uma bomba atómica em Nova Iorque! Mal Mahsuvus vai preso, Amanda recebe o telefonema que lhe vai dar o protagonismo do episódio: se ela quiser que Kenya sobreviva (sim ela está viva!!! Yeh!) terá de libertar o espião irath… Decidida a resgatar a irmã, ela vai assistir ao interrogatório e ainda tenta convencer o Viceroy Mercado a libertá-lo! Como nem Nolan a ajuda, ela não tem outra solução: rouba medicação a Yewll e elabora um plano bem arquitetado para o libertar! Quando estão a chegar perto do roller, Nolan aparece, mas é Datak que, de longe, mata Mahsuvus…

Sim, Datak mata-o! Sabem porquê? Porque Stahma foi visitá-lo… Como eu adoro a relação de amor-ódio deste casal! Ela leva-lhe uma arma e diz-lhe que Mahsuvus tem informação que os levará à morte… Antes de se despedir, ainda têm uma cena bem erótica em cima da bancada onde Datak estava a lavar as suas roupas!

A cena a que menos achei piada foi a de Tommy… Embora ele e Berlin já não sejam um casal, trabalham juntos! Foram eles que interrogaram Stahma sobre as suas visitas a Mahsuvus… Como a Favi é manipuladora, “acidentalmente” diz a Berlin que sabe da sua história com Nolan! Quem fica chocado é Tommy por saber que a sua ex-namorada anda enrolada com o seu ex-quase-futuro-sogro. Não gostei do uniforme da República da Terra em Tommy, contudo, tenho de confessar que este é um meio com grande potencial para desenvolver os nossos conhecimentos sobre esta instituição (que ainda não foi devidamente apresentada).

Finalmente tivemos desenvolvimentos da história de Irzu! Com Nolan a saber de tudo o que se passa, Irisa parte para ajudar na deteção da localização do cativeiro de Kenya… Mas a determinada altura começam as visões e ela pára! Sem grandes explicações, todos os que foram “tocados” por Irzu através de Irisa se juntam! É referida a ascensão da Arca… Talvez se refira à nave Kaziri, a primeira a chegar à Terra, e da qual Irisa tem visões…

Por último, Nolan e Amanda vão tentar libertar Kenya… O plano não corre muito bem, mas o resultado final é o esperado: os mauzões fogem e Kenya volta para os braços da irmã e de Nolan, o pseudo-namorado de ambas! Quero ver como elas vão resolver este pequeno problema…

Por aqui terminou o episódio que ignorou boa parte dos dilemas levantados no episódio anterior! Não ver o desenvolvimento da quezília entre Alak e Christie foi um dos pontos negativos. Porém, com a ressurreição de Kenya (a ex-amante de Datak e de Stahma) e com o regresso ao protagonismo de Nolan e Amanda teremos certamente grandes revoluções nesta segunda parte desta temporada de Defiance.

Questões habituais:

– O regresso de Kenya trará grandes alterações! Como ficará o casal Datak-Stahma? Sentir-se-ão ameaçados? E o casal Nolan-Amanda? Com qual das duas ele ficará?

– Qual a finalidade da reunião dos “tocados” por Irzu? Teremos uma guerra? Teremos a ascensão da nave Kaziri? Mas a questão mais importante continua por responder: qual a importância desta nave?

– Tommy na guarda da República da Terra? Porquê? Ele já nem namora com Berlin! Como já referi anteriormente, provavelmente tratar-se-á de uma maneira plausível e pouco forçada de nos apresentarem esta instituição.

– Datak e Rafe já têm tudo o que necessitam do Coletivo Votanis para iniciarem uma revolta contra a República da Terra? Mahsuvus já não está cá para servir de intermediário…

Nota: 8/10

Rui André Pereira

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

dead boy detectives poster netflix pt

Recomendamos