Falling Skies – 04×05 – Mind Wars
| 24 Jul, 2014

Publicidade

4×05 – Mind Wars

4×05 – Mind Wars

Recentemente tivemos duas notícias em relação a Falling Skies… Começando pela positiva, a nossa série foi renovada! Mas a notícia negativa revela-nos que será a última temporada. Ou seja, ainda nos falta assistir aos cinco episódios que restam desta temporada e os típicos dez da próxima (muito pouco para quem se rendeu incondicionalmente às aventuras pós-apocalípticas da família Mason). Vamos lá ao que interessa: a review! A partir deste momento podem ser afetados por spoilers espiões que vos querem entregar aos Espheni

Hal e o seu “Volm-buddie” Shaq

Com o eminente ataque, Hal, os restantes humanos e os Volm partem para o santuário que Lourdes apregoa pelo rádio. A determinada altura não conseguem avançar! Existe um batalhão de mechs a patrulhar as estradas que o grupo tem de atravessar… É aqui que o prestável Shaq organiza um plano: Hal atrai um dos mechs para uma armadilha. Mas este não cai! A sorte é que Pope está a dar uma lição a Sara sobre como derrotar um mech com estilo. Não é que o anormaloide atira a sua carrinha contra uma perna do monstro metálico? Pois é! Ele cai, a carrinha fica um “pouquinho muito” amassada… Julgo que se Hal arranjar um elevado número de carros, poderão facilmente derrotar os Espheni com o “método Pope”. O engenhoso Shaq retira um equipamento do mech que lhe permite saber a localização em tempo real destes guardas high-tech dos Espheni! Assim Hal fica a saber qual o caminho mais seguro para chegar ao santuário… E que o santuário é verdade: não existem mechs naquela zona!

Este enredo “soube-me a pouco” queria ver mais da adaptação de Hal à sua recente tarefa de liderança. Ao que parece, o filho de Tom até tem jeito para a coisa! Quem eu também queria ter visto mais era Sara e Pope… Adoro a química e a maluquice entre estes dois!

No santuário de Lexie

Aqui tudo o que acontece atinge o bizarro! A “rapidamente-crescida” Lexie revolta-se com a mãe por esta estar a torturar o Lorde Espheni que supostamente a protege… Já todos perceberem que ele está a tramar algo de terrível, mas Lexie defende-o com unhas, dentes e poderes bizarros. Não é que a jovem quase mata a mãe porque se enerva? Por sorte, Lexie caiu inconsciente… E ficou com uma febre demasiado alta para um humano! Com mais uma dose de tortura, o Espheni revela que o chá feito com uma das flores do jardim de Lexie a curará! A parte mais bizarra é que Ben enfraquece quando está ligado ao alien… Da primeira vez começa a sangrar pelo nariz, mas depois ficou com todas as marcas da “porrada” que Anne deu ao Espheni!

Já ligeiramente recuperada graças ao chá, Lexie sussurra algo ao ouvido de Lourdes… Um pouco depois chega Maggie com a terrível notícia: alguém libertou o Espheni! Lexie confessa que foi ela que ordenou… Acho o desempenho da atriz terrível, até formulo duas hipóteses: ou é propositado, porque ela cresceu demasiado rápido e não lida bem com as emoções; ou foi um enorme erro de casting. De qualquer modo não gosto do modo como ela está a preterir claramente os humanos! Ela e Lourdes fazem-me ter pensamentos violentos!

A caminhada de Tom

Como sempre, é o chefe da família Mason que domina boa parte do episódio. Eles caminham há dias para chegarem ao armazém onde está Hal (curioso, demoraram menos que um dia para chegarem ao centro de reeducação onde salvaram Matt). Matt prefere passar fome a ver o pai a matar um coelho! Deixo-lhe aqui um conselho: “Matt, matar para comer é algo tolerável!” Quando chegam ao armazém reparam que todos partiram e Tom depressa percebe a mensagem que Hal deixou… Quando Weaver e Chochise se afastam para procurar alimentos, Matt e o pai quase são apanhados pelo Espheni que o persegue! Ufa, foi por pouco! É aqui que o grupo se separa: Cochise vai procurar as suas tropas e o trio Weaver-Tom-Matt vai seguir Hal até ao santuário de Lexie.

Ao cair da noite, o trio encontra Nick e Cooper, dois irmãos que têm comida e ouviram falar do “fantasma Mason”! Embora desconfiados, aceitam a preciosa ajuda. Já a noite vai avançada quando Cooper dispara contra os sacos-cama onde Matt e Weaver deveriam estar a descansar. Sim, Tom fica prisioneiro da dupla! Querem-no entregar aos Espheni em troca de mais alimentos e liberdade… Durante a caminhada Tom vai deixando rastos para que Matt e Weaver o sigam. Aproveitando a personalidade odiosa de Nick, Tom vai semeando as sementes da discórdia em Cooper! E não é que Tom tinha razão? Nick “vendeu” os sobrinhos aos Espheni em troca de liberdade! E pretende entregar também Tom! Mas Cooper sabendo das monstruosidades do irmão, abate-o! Por sorte Weaver chega mesmo a tempo e mata Cooper quando este ia alvejar Tom! E assim o trio retoma a caminhada no encalço de Hal…

E por aqui terminou a dose semanal de Falling Skies… Confesso que este episódio central da temporada não me agradou. A previsibilidade dos acontecimentos que ocorreram e alguns dos que ainda virão, tornaram o episódio ligeiramente enfadonho… A determinada altura parecia que estava a ter um déjà-vu… Esta caminhada em direção a um destino predefinido fez-me lembrar a última temporada de The Walking Dead. No entanto, tenho expetativas muito elevadas para esta segunda metade da temporada!

Questões habituais:

– Para quando a transformação de Lexie? É notória a preferência dela pelos Espheni… Será ela o inimigo da quinta temporada? Será aniquilada pela própria família? Ou vai mudar de rumo e voltar para o lado dos humanos?

– Para quando a morte de Lourdes? Confesso que simpatizava com aquela aprendiza de médica católica… Mas agora não a suporto! Julgo que ela e Lexie têm um plano para reunir o máximo de humanos possíveis para serem transformados em skitters! Ou então são as duas demasiado ingénuas…

– Hal vai conseguir levar o grupo com segurança até ao santuário? E depois? Aquilo por lá está praticamente a entrar em guerra!

– Para quando a reunião total da família? Sim, esse evento é demasiado previsível e a probabilidade que aconteça é elevada!

– Para onde foste Cochise?

Nota: 7/10

Rui André Pereira

 

 

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

apples never fall

Recomendamos