Falling Skies – 04×03 – Exodus
| 09 Jul, 2014

Publicidade

4×03 – Exodus

4×03 – Exodus

É por causa de episódios como este que não devemos parar de seguir determinadas séries! Confesso que a temporada anterior foi aborrecida… Mas não desisti da série, ainda bem! Esta quarta temporada voltou com a magia das primeiras temporadas e eu já não sei viver sem o episódio semanal de Falling Skies! Foi perfeito! E as próximas semanas prometem muito mais… A partir deste momento existem spoilers que vos podem transformar em skitters humanoides.

Matt

Já no episódio anterior tínhamos reparado que o centro de reeducação onde Matt está não é para brincadeira! Uma das alunas graduadas, Sheila, regressa após concretizar a sua missão com sucesso: ela conseguiu capturar os seus pais. Matt e a sua namorada Mira fazem um esforço para disfarçar o medo e a raiva que sentem! Mais tarde Mira conta que encontrou cortadores de arames, mas Matt diz-lhe que seria um erro tentar fugir! Quando todos dormem, a jovem vai esconder o cortador numa cama vazia e na manhã seguinte há inspeção ao quarto. Quando Mira vai dizer que o cortador encontrado é seu, Matt antecipa-se e acusa-se. O chefe da equipa diz-lhe que ele terá, a partir de agora, um tratamento mais doloroso… Quando o levam para outro edifício, Cochise e o seu grupo estão lá a expiar!

Annie, Ben e Lexie

Conforme as indicações do skitter que matou no episódio anterior, Anne segue com o seu grupo para oeste. O problema é que ela não come nem bebe há bastante tempo! A determinada altura cai inanimada, o seu corpo obrigou-a a repousar… Enquanto dorme, ela sonha que está com Karen numa nave Espheni e um desses seres está a introduzir ADN no feto de Lexie! Quando acorda, Anne é outra mulher: alimenta-se e está otimista porque sente que está próxima da sua filha!

Entretanto no refúgio, Ben conta a Maggie que viu Lexie e o Espheni na noite passada. Sentindo-se traída, a jovem vai ao seu esconderijo buscar armas… Mas Ben pede-lhe que tenha calma pois Lexie é sua irmã! Assim que regressam, Lexie está a transmitir algo ao grupo e a irritante Lourdes para-os! Mas Lexie aproxima-se e é confrontada com a situação… Ela explica calmamente que Maggie terá de depor as armas ou a segurança do local está ameaçada. Confessa que é o elo de ligação entre humanos e Espheni, que ambos podem viver em harmonia.

Mais tarde, enquanto Lexie e Ben estão a falar, Anne e o seu grupo chegam ao local! Dá-se o reencontro emocionado entre todos! Anne abraçou a sua filha! Mas Lexie não parece muito contente por ter encontrado a mãe…

Tom e Hal

Já sabemos que o grupo que está na prisão em Charleston está a horas de ser transformado em skitters humanoides. Por isso não há tempo a perder! Dingaan está a terminar o seu fato Faraday, mas sente que o plano tem imensas falhas… Nota-se que há uma forte possibilidade dele abandonar o grupo assim que esteja no exterior da vedação. Como professor de história, Tom conta que seguirá a estratégia do indígena Jerónimo para derrotar os skitters: vai atraí-los para o edifício onde funcionava a prisão enquanto os outros tentar eliminar a vedação elétrica.

Hal teve um papel essencial em todo o processo, embora o pai o tenha deixado numa tarefa secundária… Claramente para o filho não se magoar! Hal terá como função organizar a fuga dos habitantes da prisão para junto do túnel que Pope e Weaver descobriram no episódio anterior. Tudo iria correr na perfeição se um casal idoso não ficasse para trás e fosse seguido por skitters! Apesar de tudo, as baixas foram pouquíssimas e não morreram personagens do elenco principal.

O plano é posto em ação: Tom vai conversar com o líder Espheni e diz-lhe que aceita a sua rendição (e começa a distração)! Sabendo que os Espheni nunca se iriam render, deixa-o gravemente ferido com o seu lança-chamas, sobe para a mota e foge a toda a velocidade… Pelo caminho consegue atrair os skitters todos! Sobe pelo edifício da prisão, mata mais uns quantos e de lá salta enquanto o edifício explode, aniquilando os restantes skitters!

Enquanto Tom põe o plano de distração em prática, inicia-se a parte de eliminar a vedação… Foi bem complicado! Dingaan fica ferido e terá de ser Pope a usar o fato Faraday… O problema é que a meio caminho deixou cair os explosivos! Tem de voltar para trás e subir tudo de novo! Quando está no topo, a validade do fato termina e ele cai inanimado… Felizmente acorda e vai armar a bomba! Ela explode mas não rebenta a totalidade do alimentador da vedação… Furioso, Pope pega num ferro e atinge o que resta do alimentador até que ele fica destruído!

Já ao anoitecer, o grupo reúne-se! Conseguiram derrotar os Espheni! Pope demonstrou que afinal é de confiança… E Weaver viu algo, parecia um skitter, mas diferente!

Por aqui terminou um dos melhores episódios de sempre da nossa série! Confesso que já sentia saudades de ver um episódio com esta tensão em Falling Skies… A Second Mass voltou à estrada! A itinerância do grupo foi a minha parte preferida, ou seja, a temporada promete ser muito boa… Resta-me deixar as questões habituais:

– Lexie assumiu abertamente que defende a ligação espheni-humanos. Mas por qual dos lados ela torce mais, Humanos ou Espheni? Porque é que ela não quer armas no refúgio? Para manter a paz? Ou para subjugar os potenciais revoltosos com maior facilidade? Ela recebeu com agrado a chegada da mãe? Não me pareceu… Lexie será mesmo a líder da nova ordem mundial? Caso isso seja verdade, ela vai permitir que os seus familiares e amigos sejam transformados em skitters humanoides? Qual a posição de Anne quando souber que a filha é aliada dos Espheni?

– Matt está metido em sarilhos dos grandes! Afinal qual é a versão mais desagradável do curso do centro de reeducação? Vai Cochise salvá-lo? Se o salvar, será apenas para ajudar Tom? Os Volm têm sempre segundas intenções, por isso estou à espera de problemas…

– O que viu Weaver no fim do episódio? Estará ele a trabalhar para os Espheni? Terá um daqueles bugs nojentos?

– Qual o caminho que o grupo de Tom vai seguir? A família vai reencontrar-se?

Nota: 9/10

Rui André Pereira

Já agora, conhecem a página Portuguesa dedicada à série? Façam GOSTO: Falling Skies Portugal

Publicidade

Populares

estreias calendário séries março 2024

A Gentleman in Moscow Skyshowtime

Recomendamos