Defiance – 02×03 – The Cord And The Ax
| 08 Jul, 2014

Publicidade

2×03 – The Cord and The Ax

2×03 – The Cord and The Ax

Um dos elementos que me faz adorar ficção-científica é a imprevisibilidade dos acontecimentos. E este episódio foi algo de extraordinário nesse aspeto! Confesso que revi algumas cenas mais que uma vez para tentar perceber, mas foi uma tarefa infrutífera! Este episódio foi sensacionalmente estranho! O único elemento que consegui perceber foi: vem algo fantástico a caminho… Tivemos uma excecional contextualização do que vem por aí nos próximos episódios, embora eu não faça a mínima ideia do que seja! E a partir deste momento o vosso Irzu interior pode impor-vos spoilers imprevisíveis e maléficos…

Alak contratou Treasure Doll (que trabalhava no NeedWant) e ela na primeira oportunidade “faz-se ao bife”… Pelo que parece ela gosta de mauzões e de tau-tau e quando menciona que Alak matou Skevur, ele simplesmente deixa-a, não antes de a ameaçar.

Bertie, a empregada/namorada de Rafe, anda às compras no mercado da cidade enquanto o seu patrão está em casa a cozinhar o almoço de família! Sim, Rafe vai almoçar com a filha, o marido e a sogra dela! Entretanto chegam Alak e Stahma… E não é que ela sente que Christie está grávida pelo seu odor? Creepy! Todos ficam muito contentes… Mas Rafe diz a Alak que agora ele tem responsabilidades e que por isso terá de se afastar dos negócios obscuros da família!  Graças a esta conversa, Alak vai visitar o pai na cadeia. Datak não anda nada satisfeito com a falta empenho de Stahma na sua libertação e com a ausência de visitas dos seus funcionários. Alak conta-lhe que tem de se afastar dos negócios da família e revela que é Stahma que tem gerido os negócios, obtendo grandes lucros! Datak fica furioso e jura vingança! De regresso a casa, Stahma dá a Alak o único objeto que o seu pai trouxe na longa viagem: um punhal! Refere ainda que Datak não pode ser libertado! E nós sabemos exatamente a razão…

Bertie pula de alegria ao saber que vai ser avó! O que ela não sabe é que Irisa, a mando de Irzu, anda atrás dela para a matar! Para evitar essa morte, Irisa algema-se… Mas entra em transe: ela vê-se dentro de uma nave três mil anos antes! Quando acorda está em cima do cadáver de Bertie! Sem alternativa, arrasta-a para a floresta e enterra-a! Nolan estranha o desaparecimento inexplicado de Irisa, o que ainda se complica mais com o sumiço de Bertie! Enquanto Nolan vai seguir as pistas na cidade, Irisa vai ter com Berlin para ver as gravações das câmaras de vigilância! Quando Irisa está a ficar sem escapatória e prestes a matar Berlin, Irzu faz explodir todo o sistema de vigilância.

Irisa aproveita para se afastar da cidade e procura Sukar… Aqui ela tem outra visão da nave que se dirige para a Terra. Quando acorda vê que o seu amigo está inanimado, pega na sua arma e dirige-se para a floresta! Irzu diz-lhe que ela não está a matar, mas sim a salvar! Desesperada, ela diz a Irzu que não será a sua arma e suicida-se! Mas surpresa: Irzu não a deixa morrer e cura-a! A Irathient tem uma nova visão: parece ela uma das comandantes da nave Kasiri, a primeira a partir do sistema Votan em direção à Terra. Eles teriam a missão de terraformar um novo planeta para viverem, mas quando chegaram a Terra já tinha sinais de vida inteligente… É então que ela decide confiscar a nave! Completamente recuperada, Irisa tem uma surpresa: Bertie aparece… Está viva! Ambas caminham em direção à cidade quando Nolan as interceta… Afinal Irisa não matou ninguém… Estão todos vivos!

No bar, Amanda está sem Blue Devil e dá uma tareia a um cliente que está a maltratar uma das suas meninas! A sorte dele é que Nolan chegou a tempo para o prender! Desesperada, ela faz exatamente o que Pottinger planeou: procura-o e pede-lhe Blue Devil, entregando-se completamente à mercê do Mayor…

Graças ao dedo que cortou a Yewll, Pottinger consegue abrir o cofre da médica e descobre o seu diário sobre Irisa e a nave escondida sob Defiance! É então que vai até à prisão, devolve o dedo Yewll e faz-lhe a seguinte proposta: liberta-a com a condição de ela continuar a investigação sob a sua alçada… Ela aceita e leva Datak consigo como seu protetor!

No final do dia, sabendo que a sua Irisa está com problemas, Nolan bebe e refugia-se no quarto de Amanda… Mesmo quando já foi advertido por Pottinger que Amanda é sua…

O imundo Datak chega a casa e tenta afogar a sua esposa na banheira comunitária da família! Felizmente Alak, com alguma dificuldade, consegue pará-lo…

Que loucura de episódio foi este? Defiance está a apresentar tantos mistérios e desafios: Irisa mata mas não mata… Amanda está completamente viciada… O triângulo amoroso Pottinger-Amanda-Nolan… A primeira nave Votan que chegou à Terra… A aliança Yewll-Datak-Pottinger… A vingança de Datak… Confesso que esta segunda temporada da nossa série está a superar as minhas expetativas. Enquanto não chega o próximo episódio, deixo algumas questões no ar:

– Alak vai tornar-se um marido certinho? Ou vai seguir as pisadas do pai com a Treasure Doll?

– Amanda está doida? Está tão desesperada que se entrega a Pottinger em troca de Blue Devil! Que significa isto?

– A nave Kasiri é aquela que se encontra sob Defiance? Porque é que todos a querem?

– Vai Yewll descobrir essa nave e como manipular Irisa?

– Qual a vingança de Datak para a sua família? Como vai ele contornar as ordens de Pottinger relativamente à produção e comercialização de Blue Devil?

– Que é aquela “coisa” que sai da boca de Irisa e de todos aqueles que ele matou (que afinal estão vivos)? Qual o seu propósito?

Nota: 8/10

Rui André Pereira

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

adeus terra goodbye earth netflix

Recomendamos