O ONSeries é o primeiro evento focado no mercado das séries portuguesas que vai ocorrer em Portugal e que tem como objetivo mostrar novas séries e projetos emergentes portugueses de audiovisual a operadores, financiadores e imprensa de todo o mundo.

O evento vai decorrer nos dias 28 e 29 de abril, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, sendo uma iniciativa da espanhola Inside Content, e conta com o patrocínio do Ministério da Cultura e da Câmara Municipal de Lisboa, para além do apoio da Associação de Produtores Independentes de Televisão (APIT) e da Associação para a Gestão Colectiva de Direitos de Autor e de Produtores Cinematográficos e Audiovisuais (Gedipe).

O encontro define-se como “uma montra para as séries televisivas à procura de comercialização e distribuição internacional” e vai trazer à capital portuguesa um grupo selecionado de compradores, operadores de streaming, coprodutores e imprensa de todo o mundo de forma a descobrirem novas séries de televisão portuguesas.

Nas últimas duas décadas, as telenovelas ocuparam a maioria da produção de ficção televisiva, tendo existido um número reduzido de séries, comparativamente. Contudo, recentemente a RTP tem apostado no formato série, recorrendo também às coproduções, que é uma das formas de as séries portuguesas darem o salto para se tornarem mais competitivas.

O evento destina-se a obras já terminadas, mas também a projectos embrionários em busca de financiamento, promovendo encontros diretos entre portugueses e parceiros internacionais com quem poderão colaborar, negociar acordos e criar sessões de pitching de novos projetos, tal como encontrar agentes de vendas, plataformas de streaming ou parceiros.