Charité: 4.ª temporada será filmada em Portugal
| 12 Fev, 2023

Publicidade

As filmagens da 4.ª temporada da série alemã Charité já estão a decorrer em Portugal.

A rodagem da nova temporada da série do ARD começou há cerca de quatro semanas em Lisboa, mais concretamente, na Fundação Champalimaud, que servirá de cenário para a versão futurística do famoso hospital berlinense.

A história irá passar-se em pleno verão de 2049, dominado por temperaturas quase humanamente insuportáveis causadas pelas alterações climáticas numa altura em que uma nova reforma da saúde divide a sociedade e o espírito de solidariedade humana começa a deteriorar-se. O Hospital Charité continua a ser o bastião da excelência e da investigação médica, equipado com a tecnologia mais moderna.

Ao contrário das temporadas anteriores, que tinham por base o contexto histórico da época, estes novos seis episódios irão olhar para o futuro: Como é que a ciência e a medicina, o clima e a sociedade se terão desenvolvido no ano 2049? 

Numa sinopse mais pormenorizada partilhada pela UFA, pode-se ler: A investigadora de excelência Maral Safadi (Sesede Terziyan) regressa com a sua mulher, a ginecologista Julia Kowalczyk (Angelina Häntsch), de Boston, para o seu antigo local de trabalho: a partir de agora, ela lidera o Instituto de Microbiologia do Charité, em Berlim. No primeiro caso, é logo confrontada com uma bactéria desconhecida… Em 2049, a “caridade” do Charité é ameaçada por uma nova reforma da saúde. As companhias de seguros criam para cada pessoa uma pontuação e recolhem dados sobre a sua saúde e a esperança média de vida que irão servir de base para o tratamento que irão receber. A sociedade divide-se e também no Charité há apoiantes e opositores da reforma. A mãe de Maral Safadi, Seda (Adriana Altaras), cirurgiã na clínica, quer lutar contra a injustiça desta nova reforma da saúde e funda, secretamente, uma “clínica clandestina” em que pacientes com uma má pontuação também podem ser tratados. Com o passar do tempo, vai ganhando mais aliados entre os funcionários, como a chefe dos enfermeiros Marlene Hirt (Gina Haller) e o seu assistente Lou Melnik (Joshua Seelenbinder). Enquanto Maral continua a avançar com a sua investigação do microbioma, em segundo plano está a decorrer uma luta pela justiça. A nível pessoal, a reforma é também uma prova de fogo entre mãe e filha. Isto tudo até haver um ataque informático que paralisa o Charité e relembra a todos por que é que vivem e trabalham: pelo bem-estar dos pacientes e das pacientes.

Esta temporada terá realização de Esther Bialas e, além dos nomes já mencionados acima, conta, no elenco, com Moritz Führmann e Jan-Gregor Kremp, assim como com duas atriz portuguesas, Inês Herédia e Carlota Crespo (Pôr do Sol).

As filmagens deverão prolongar-se até meados de abril e a série deverá estrear nos canais Das Erste e Arte em 2024.

Em Portugal, a série é emitida pela RTP2.

Publicidade

Populares

estreias calendário séries março 2024

A Gentleman in Moscow Skyshowtime

Recomendamos