A Small Light: série sobre a heroína que escondeu a família de Anne Frank recebe luz verde
| 07 Fev, 2022

O Disney+ deu luz verde a A Small Light, uma minissérie para o National Geographic sobre Miep Gies, que arriscou a vida ao ajudar a esconder a família de Anne Frank e mais quatro pessoas durante a Segunda Guerra Mundial.

A série segue então a história de Miep Gies, a quem Otto Frank, o pai de Anne, recorreu quando decidiu esconder a família, que se encontrava em perigo numa Holanda (agora designada Países Baixos) ocupada pelos nazis. Miep trabalhava para Otto na Opekta e foi precisamente nuns anexos da empresa que os quatro Frank, juntamente com a família van Pels e o dentista Fritz Pfeffer, todos judeus, permaneceram escondidos dois anos, entre 1942 e 1944. Miep e o marido Jan, que pertencia à Resistência holandesa, juntamente com outros três funcionários da Opekta, mantiveram em segredo o esconderijo e encarregaram-se de providenciar aos habitantes os bens essenciais para sobreviverem. No entanto, no verão de 1944, o pior aconteceria, quando a polícia holandesa, acompanhada de um elemento das SS, invadiu o anexo. Apenas Otto sobreviveu para ver o final da guerra e em 1947 seria publicado O Diário de Anne Frank, um relato dos acontecimentos vividos por Anne durante o holocausto. Os escritos que deram origem ao livro foram resgatados por Miep e por Bep Voskuijl, que tinham conservado a esperança de poder devolver o diário a Anne.

O título da minissérie de sete episódios retira inspiração de uma frase dita pela própria Miep e citada pelo site Deadline: “Não gosto de ser chamada heroína porque nunca ninguém devia pensar que se tem de ser especial para ajudar os outros. Até uma comum secretária ou dona de casa ou adolescente podem acender uma pequena luz [a small light] numa sala escura”.

Miep e Jan, que também esconderam um jovem estudante antinazi na sua própria casa, receberam o título de Justos entre as Noções, atribuído pelo Memorial do Holocausto, em nome do Estado de Israel, àqueles que arriscaram a vida para salvar judeus durante a Segunda Guerra Mundial.

A Small Light trata-se de um projeto de Susanna Fogel (Chasing Life), Joan Rater e Tony Phelan, que já trabalharam juntos em Grey’s Anatomy e Madam Secretary, entre outras, e das produtoras ABC Signature e Keshet Studios. As filmagens deverão começar na Europa dentro de poucos meses.

Publicidade

Populares

calendário estreias

freeridge poster

Recomendamos