Litvinenko: David Tennant protagoniza série sobre ex-agente do KGB envenenado
| 03 Out, 2021

Publicidade

O ator David Tennant irá protagonizar Litvinenko, minissérie de quatro episódios que se foca no caso de um antigo agente do Serviço Federal de Segurança russo (o sucessor do KGB) que foi envenenado até à morte.

A trama desenvolve-se à volta dos determinados agentes da Scotland Yard que trabalharam durante dez anos para provar quem era o responsável pelo envenenamento de Alexander Litvinenko (Tennant) numa das investigações mais complexas e perigosas na história da Polícia Metropolitana de Londres. O drama foca-se ainda na história de Marina (interpretada por Margarita Levieva), a digna e destemida viúva de Alexander, que lutou para persuadir o governo britânico a divulgar publicamente os responsáveis pelo assassinato do marido e para que fosse reconhecido o papel que a Rússia teve na sua morte.

O drama conta como em novembro de 2006 dois polícias foram chamados à University College Hospital em Londres para falar com um paciente com saúde debilitada. Este era Litvinenko, um dissidente russo que alegou ter sido envenenado por ordem de Vladimir Putin. As informações que deu ajudaram os detetives a encontrar os dois russos que o envenenaram com uma substância radioativa altamente tóxica. Litvinenko acabou por morrer no dia 23 de novembro.

A série da ITV e do Nordic Entertainment Group é do mesmo criador de Lupin, George Kay, e será produzida com o apoio de muitos dos principais envolvidos na verdadeira investigação e no inquérito público que se seguiu, com destaque para dois antigos agentes da Scotland Yard, Clive Timmons e Brent Hyatt; Ben Emmerson, um advogado especialista em Direito Internacional e direitos humanos; e a própria família de Alexander.

Mark Bonnar (Quiz) irá dar vida a Timmons e Neil Maskell (No Offence) interpretará Hyatt.

A série irá ser transmitida na ITV no Reino Unido e será disponibilizada no streamer Viaplay nos países nórdicos, na região do Báltico e na Holanda.

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

adeus terra goodbye earth netflix

Recomendamos