If Only, censurada na Turquia por ter personagem gay, será produzida em Espanha
| 31 Ago, 2021

Publicidade

If Only, uma nova aposta da Netflix, foi censurada na Turquia devido à inclusão de uma personagem homossexual. Para contornar a decisão do governo turco – o qual se recusou a licenciar as filmagens –  o streamer anunciou que irá produzir o projeto em Espanha.

Assim, a criação assinada pela guionista turca Ece Yörenç (Alba) – e consequente adaptação ao pequeno ecrã – terá como pano de fundo as paisagens naturais de Sevilha e Madrid, passando também por Paris (França). Em vez de retirar um dos protagonistas, a Netflix optou por dar o projeto à argumentista Irma Correa, alterando o título para Si lo hubiera sabido. Por sua vez, Yörenç desempenhará funções de consultora.

If I Had Known, conforme traduzido do espanhol para inglês, será protagonizada pela atriz Megan Montaner (30 Coins) que irá vestir a pele de Emma, uma mulher a entrar na casa dos 30 anos com o sentimento de que a sua vida se tornou aborrecida depois de dez anos de casamento. Contudo, uma reviravolta com contornos sobrenaturais faz com que esta ocupe um corpo mais jovem, permitindo-lhe (ironicamente) voltar a escrever o guião da sua vida.

Referindo-se à mudança de localização da produção, Yörenç comentou que “o Ministério da Cultura da Turquia tem o poder de cancelar um projeto dependendo da imagem que este transparece do país. Apesar de não ter usufruído deste poder até agora, aplicou-o à minha série mesmo sem ter dado uma razão explícita. Ainda assim, sabemos que há uma personagem homossexual. [O Ministério] esperava que mudássemos o argumento, adaptando-o às normas morais do Estado. Em conjunto com a Netflix, tomei a decisão de não alterar o conteúdo original, cancelando a série”.

Deixando tempos mais conturbados no passado, a criadora revelou-se “entusiasmada” com a possibilidade de colaborar com Correa. Esta última, também showrunner, levantou o véu quanto ao que os espectadores poderão esperar desta aposta para o futuro: “haverá diversidade em todos os sentidos, bem como um forte sabor turco”.

Para já, o elenco conta com Miquel Fernández (El Nudo) que irá encarnar o marido de Emma; Michel Noher (La Unidad), um homem que esta irá conhecer na sua nova vida, e outros nomes como Jael Pascual (45 rpm), Eduardo Lloveras (The One) ou Bore Buika (Élite).

Montaner descreve Emma como alguém que vai “à procura do seu eu interior” após dez anos em clausura num casamento. Como tal, esta história dividida em oito episódios é “verdadeiramente universal”.

If Only será realizada pela dupla Liliana Bocanegra (The Queen of Flow) e Alejandro Bazzano (La Casa de Papel). Ainda não foi avançada uma data de previsão para a estreia.

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

apples never fall

Recomendamos