O Atentado: HBO Max estreia série portuguesa a 25 de abril
| 17 Abr, 2022

Publicidade

A série O Atentado vai entrar para o catálogo da plataforma de streaming HBO Max já no próximo dia 25 de abril. A estreia acontece no Dia da Liberdade, um feriado simbólico para o país e alinhado com o próprio tema da série.

Emitido inicialmente na RTP1 em 2020, a série de dez episódios é passado no Verão de 1937, num período áureo para o Estado Novo e o seu líder, António de Oliveira Salazar. Afinal de contas, é neste ano que Agostinho Lourenço, na qualidade de chefe máximo da PIDE (Polícia de Vigilância e Defesa do Estado), constrói uma poderosa arma do sistema ditatorial: o campo do Tarrafal, em Cabo Verde. Naquela que era então uma colónia portuguesa, o poder de Salazar fazia-se sentir através da repressão, pondo em exílio e torturando os grandes dirigentes da oposição.

É nesta nova fase do regime ditatorial que é planeado um ataque ao presidente do Conselho. Contudo, devido a um engano na colocação da bomba, o atentado corre mal, falhando o alvo e deixando-o escapar ileso. Depois da violenta explosão tem lugar uma caça aos homens responsáveis.

Apesar de ser inspirada em factos verídicos, revelando todos os detalhes de uma investigação manchada pelo ódio político, a série mistura personagens inventadas com reais, vivendo de uma certa dramatização para criar o seu fio condutor. Foi graças a um Processo-Crime que se conseguiu recolher a informação mais importante.

Enquanto Jorge Paixão da Costa (Crónica dos Bons Malandros) assume a realização, à frente das câmaras poderemos contar com alguns talentos nacionais como: António Pedro Cerdeira, Anabela Moreira, Laura Dutra, Gonçalo Botelho, Pedro Lacerda, José Pedro Vasconcelos, Tiago Aldeia, Tomás Alves ou Filomena Gonçalves.

[Texto adaptado do comunicado de imprensa do serviço de streaming]

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

dead boy detectives poster netflix pt

Recomendamos