Equador: adaptação do livro de Miguel Sousa Tavares chega à HBO Portugal
| 12 Nov, 2021

Publicidade

Equador, série portuguesa que adapta o livro de Miguel Sousa Tavares, vai estrear na HBO Portugal no dia 15 de novembro.

A trama começa em finais de 1905, em Lisboa, uma cidade conturbada em termos políticos, com o descontentamento em relação à monarquia maior do que nunca e “as possessões ultramarinas portuguesas” como “alvo preferencial da cobiça das potências europeias, especialmente da Inglaterra, disposta a ir mais longe para atingir os seus objetivos”.

É nesse contexto que conhecemos Luís Bernardo Valença (Filipe Duarte), um jovem empresário com uma visão estratégica que “facilmente se apercebe que as potências estrangeiras tentam, sob a capa de um ‘humanismo hipócrita’, eliminar a concorrência dos produtores portugueses de cacau, alegando o uso ilegal do trabalho escravo e incentivando o boicote à compra do cacau de São Tomé”.

Ele decide então escrever um artigo onde denuncia a situação e é convidado pelo próprio rei, D. Carlos, a “ocupar o lugar de governador das ilhas de São Tomé e Príncipe durante três anos”, para averiguar a existência ou não de trabalho escravo e convencer o cônsul inglês de que isso, para Portugal, faz parte do passado. Para Luís Bernardo, esta missão representa o fim de uma vida mundana e o início de um longo exílio numa ilha distante onde vai encontrar o amor. Equador mostra “a beleza selvagem do arquipélago equatorial, com as suas praias de areia fina e floresta de vegetação luxuriante”.

O elenco principal da série conta com nomes como: Gonçalo Portela (Filipe Martins), Marco Horácio (João Forjaz), Dalila Carmo (Matilde Albuquerque), João Tempera (Mateus Resende), Paulo Pires (Frederico Albuquerque), Mariana Monteiro (Marta Trebouce), Francisco Côrte-Real (Antero Albuquerque), São José Correia (Pilar), Lídia Franco (Maria dos Prazeres), José Pedro Gomes (Conde de Arnoso) e Sara Salgado (Imaculada).

A estreia de Equador vem reforçar a aposta na aquisição de produções nacionais por parte da HBO Portugal. Do catálogo da plataforma fazem já parte algumas séries como: 3 Mulheres, Auga Seca, Madre Paula, Mistérios de Lisboa ou Terra Nova, entre outras.

Publicidade

Populares

estreias calendário séries março 2024

A Gentleman in Moscow Skyshowtime

Recomendamos