O Crime do Padre Amaro: data de estreia e trailer
| 11 Jan, 2023

Publicidade

O Crime do Padre Amaro é a nova série de ficção da RTP que estreia no próximo dia 16 de janeiro, às 22h30, na RTP1.

Adaptada do romance homónimo de Eça de Queirós (publicado em 1875, no meio de grande polémica e protestos da Igreja Católica) e com realização de Leonel Vieira, a ação da série desenrola-se em Leiria, no final da década de 1860, e acompanha a história da paixão proibida entre Amaro, um jovem padre, e Amélia, “a rapariga mais bonita de Leiria”. Tensa, emocional e ancorada em conflitos de personalidade, O Crime do Padre Amaro lança um olhar crítico sobre a sociedade e a Igreja em Portugal na Leiria do século XIX.

A série é composta por seis episódios com 45 minutos de duração e também fica disponível na RTP Play, sempre em antestreia, a partir das 12h00.

Conhece as personagens principais:

Amaro, o padre (José Condessa) – O pároco de Leiria, recém chegado à cidade. Amaro é jovem, atraente, vaidoso e ambicioso, um narcisista que gosta do poder e da posição social que a função clerical lhe proporciona. Inicialmente aparenta ser boa pessoa, mas aos poucos revela-se cruel, egoísta e frio quando se intrometem no seu caminho ou na realização dos seus objetivos. Por trás dos seus olhos tranquilos há algo de profundamente destruído e perigoso. Amaro sonha ascender nas fileiras do clero.

Amélia, a crente (Bárbara Branco) – Amélia é a mais bela rapariga de Leiria. Órfã de pai, foi habituada a ter padres como referências masculinas desde a mais tenra idade. É submissa, crédula e apresenta um fervor religioso aguçado por uma fé medrosa e deslumbrada.

Cónego Dias, o mentor (José Raposo) – Cinquentão e relaxado, relativamente abastado e bon vivant, o Cónego tem um “arranjo” com São Joaneira. Foi professor de Amaro no seminário.

São Joaneira, a anfitriã (Filomena Gonçalves) – Viúva, mas ainda muito bela, São Joaneira é amante do Cónego e a sua maior ambição é ver a filha bem casada. Os serões da sua casa são habitualmente frequentados por beatas e padres.

O elenco da série inclui ainda nomes como: Miguel Raposo, Diogo Martins, Emília Silvestre, Joaquim Nicolau, Carla Vasconcelos, André Gago e Sara Norte.

Texto adaptado do comunicado de imprensa. Imagens de Pedro Pina (RTP)

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

dead boy detectives poster netflix pt

Recomendamos