A nova série da RTP1, Crónica dos Bons Malandros, chega ao canal português já no próximo dia 2 de dezembro, às 21h00.

Baseada no livro de 1980, escrito por Mário Zambujal, a série é constituída por oito episódios e acompanha um bando de ladrões, conhecido como os Bons Malandros, que planeia um assalto em Lisboa nos anos 80, período da história portuguesa em que esmorecia o espírito de revolução e a Europa tardava a chegar. O grupo tem como objetivo realizar o roubo do século: chegar às célebres joias Lalique que se encontram expostas no Museu Calouste Gulbenkian.

Da produtora Ukbar Filmes, este projeto é realizado por Jorge Paixão da Costa (A Espia) e trata-se de uma segunda adaptação da obra de Zambujal, depois de, em 1984, Fernando Lopes ter realizado um filme que contou com João Perry, Nicolau Breyner, Virgílio Castelo, Paulo de Carvalho, Lia Gama e Maria do Céu Guerra no elenco.

Marco Delgado, Maria João Bastos, Rui Unas, Joana Pais de Brito, Manuel Marques, Adriano Carvalho e José Raposo são os atores que dão vida, respetivamente, aos sete assaltantes do mítico bando conhecidos como: Renato, o Pacífico; Marlene, a Voadora; Silvino, o Bitoque: Adelaide, a Magrinha; Arnaldo, o Figurante; Flávio, o Doutor; e Pedro, o Justiceiro.

Para além de estrear na RTP1, a série estará também disponível na RTP Play.

[Texto adaptado do comunicado de imprensa do canal.]