Curiosidades: Dark
| 03 Jun, 2020

Publicidade

Continuamos a trazer curiosidades sobre as tuas séries favoritas! Desta vez vamos dar a conhecer-te algumas sobre Dark:

1. Dark foi a primeira série original Netflix oriunda da Alemanha, criada por Baran Bo Odar e Jantje Friese. Tendo estreado em 1 de dezembro de 2017, a série foi apresentada como a Stranger Things alemã, mas a verdade é que, além do desaparecimento de uma criança, pouco ou nada têm em comum. Também é de realçar que o argumento de Dark foi escrito antes de Stranger Things estrear, argumento este que surgiu de uma ideia que os criadores tinham para um filme.

2. Algumas cenas de Dark não foram assim tão fáceis de ser gravadas e a cena inicial na casa dos Nielsens foi uma delas. A cena em que vemos pela primeira vez a família Nielsen toda reunida foi, se bem se lembram, gravada num só plano rotativo e isso levou a que fossem precisos mais de 70 takes até chegarem à cena que vemos no primeiro episódio da série. Segundo Oliver Masucci, o ator que interpreta o papel de Ulrich Nielsen adulto, por vezes aparecia um fio em frente à câmara, outras vezes era um membro da equipa… Por volta do 40.º take estavam mesmo a chegar ao fim da cena de cerca de três minutos e ele devia dizer a última fala, mas a pressão era tanta que ninguém percebeu o que ele disse, logo tiveram de começar tudo de novo. Nesta altura, o ator até perguntou ao realizador, Baran Bo Odar, quanto tempo tinham para filmar a cena, ao que ele respondeu que era até que estivesse perfeita.

3. Outra cena que também levou o seu tempo a ser finalizada foi também uma das primeiras cenas em que os atores mais jovens têm de fugir da gruta a correr. Nesse dia, a terra estava bastante molhada, enlameada até, por isso Moritz Jahn, o ator que interpreta o Magnus Nielsen jovem, estava sempre a escorregar. A certa altura, Jahn já não sabia se havia de rir ou chorar, segundo contam os colegas de elenco Louis Hofmann e Lisa Vicari.

4. Nem todos os cenários da série são locais reais. A gruta, que é um dos locais mais importantes de Dark, foi criada artificialmente, contudo a imagem que vemos do exterior, a entrada da gruta, existe mesmo. Os criadores disseram que era muito mais fácil criar uma gruta como tinham imaginado do que andar à procura de uma que satisfizesse as suas exigências.

5. A cidade em que se passa a trama é Winden e, se forem pesquisar, existe mesmo uma cidade com esse nome na Alemanha, mas a cidade representada na série é imaginária, não existe, sendo que a série é gravada em Berlim e Bradenburgo. Por exemplo, os exteriores da escola secundária são gravados na Reinfelder Schule, no bairro de Charlottenburg-Wilmersdorf, em Berlim; enquanto isso, as cenas na paragem de autocarro, nas estradas quase desertas e no cruzamento são gravadas na Fahrtechnik Akademie Kallinchen, onde a antiga RDA fazia testes militares.

6. Leopold Hornung, o ator que interpreta Torben Wöller, teve um acidente antes de as gravações começarem, tendo ferido o olho, daí a sua personagem ter o olho tapado em todos os episódios.

7. A série está cheia de simbolismos e um das mais presentes é a tatuagem nas costas de Noah (Mark Waschke), que também aparece noutros locais da série, como num quadro no hospital ou no quarto onde Jonas fica quando vai parar a 1921: a Tábua de Esmeralda, escrita por Hermes Trismegisto, uma coleção de “textos de conhecimento” greco-egípcios do século II. Entre outras coisas, descreve experiências de alquimia, transmutação e a criação do Universo. Mas, mais importante, discute a ideia de que tanto as ações importantes como as menos importantes estão todas interligadas e influenciam-se mutuamente, um dos temas centrais da série. A triquetra é outro dos símbolos mais importantes da série. Também conhecida como o “nó da trindade”, não tem início nem fim. Na série pode ser uma representação da interligação dos três anos principais: 1953, 1986 e 2019.

8. Não relacionada diretamente com a série, mas uma curiosidade interessante para o público português é que o ator Oliver Masucci não sabe falar a nossa língua, mas percebe-a. Foi o próprio que o disse há pouco tempo num live que fez no Instagram.

Publicidade

Populares

estreias calendário séries março 2024

interview with the vampire

Recomendamos