Morangos Com Açúcar: evento de apresentação
| 21 Out, 2023

Publicidade

Com a estreia do reboot dos Morangos com Açúcar aí à porta, a TVI e a Prime Vídeo prepararam um evento especial para a apresentação deste projeto, que decorreu na quinta-feira passada, dia 19, e nós tivemos o privilégio de receber um convite. Como é do conhecimento publico, a TVI ofereceu convites a alguns fãs para uma festa com início marcado para as 21h30, mas o evento já tinha começado há algum tempo, o que permitiu aos meios de comunicação receber algumas informações privilegiadas sobre o projeto, incluindo a visualização do primeiro episódio, denominado O Regresso.

O evento teve início às 17h45 para os meios de comunicação e quando lá chegámos deparámo-nos com uma decoração pensada ao pormenor, com um ecrã a dar as boas-vindas e com um placar onde mais tarde os fãs aproveitaram para tirar fotos. Apesar deste detalhe atencioso, o que me chamou mais a atenção foi o pormenor de existir no chão, ao longo do caminho, autocolantes em formato de morango, cada um com o nome de um membro do elenco e a respetiva personagem. Claro que, dentro do evento, a TVI e a Prime Vídeo não esqueceram esta exigência na decoração e, portanto, tínhamos no centro um bar azul, com um placar a identificar a série. No bar podíamos adquirir morangIces (com ou sem álcool), no qual antes de servir colocavam numa espécie de impressora de modo a que a bebida ficasse com o nome da série escrito. Obviamente, este bar captou a atenção dos convidados, mas talvez não tanta como o espelho em forma de morango, com o qual praticamente todos os convidados queriam tirar foto.

Apesar deste evento ser esteticamente agradável, existia trabalho a fazer e, portanto, fizemos questão de tentar falar com alguns membros do elenco, como o protagonista Vicente Gil e ainda Oskar de La Fuente, Victoria Oliver, Catarina de Carvalho e Ana Andrade.

A primeira pessoa com que houve a oportunidade de falar foi Vicente Gil (Miguel Navarro), que nos revelou que começou a ter ligação com o teatro desde muito novo, por influência da mãe e do irmão, que também são atores, e por isso começou a fazer teatro num ambiente de teatro comunitário e que por isso terá optado por iniciar estudos na área, que eventualmente levaram à possibilidade de participar em séries, teatros e filmes a um nível mais profissional. Para o fim da conversa foi referida a questão das reações ao trailer da série e da caracterização como sendo uma espécie de Élite portuguesa. Vicente ofereceu a sua opinião acerca de ser normal poder haver referências a outras séries ou semelhanças, mas que isto não será Élite e sim Morangos com Açúcar, sendo que o formato não terá perdido a sua essência ou ADN, verificando-se apenas uma modificação da narrativa por se tratar de apenas dez episódios e um acompanhar dos tempos.

Como o principal objetivo era tentar conhecer as caras menos conhecidas deste elenco, fomos tentar conversar com elementos com quem em maio não tivemos oportunidade de falar. A primeira destes nomes foi Ana Andrade, uma das cinco raparigas que foram selecionadas a partir do casting público. Ana dá vida a Carolina e, apesar de não poder revelar muito, afirma que considera a personagem um pouco parecida com ela mesma e que o público irá ficar agarrado ao ecrã, de modo a tentar compreender o que lhe aconteceu (relembramos que o trailer revela que Carolina desapareceu) e que não estaremos à espera do plot twist que será a resolução do mistério do seu desaparecimento.

Apesar de ser interessante saber um pouco mais sobre a personagem e a sua participação na série, também quisemos saber quem é a Ana e o que a motivou a fazer o casting. Ana vem de Alcobaça, mas veio para Lisboa estudar, a dança e o canto sempre foram uma paixão. Em relação ao casting, Ana revela que não sabe bem o porquê de ter ido, mas foi como se tivesse despertado algo nela e sentiu a necessidade de experimentar esta nova área e ir. Quando questionada sobre o seu relacionamento com os colegas, Ana afirmou que a relação foi excelente e que adorou trabalhar com eles, sendo que o elenco mais velho sempre deu a todos os mais novos os conselhos de “não estejas nervoso”, “está tudo controlado”. Como tal, foi um enorme privilégio trabalhar com nomes como Rita Pereira, Cifrão e Pedro Teixeira, mas a relação de Ana com o restante elenco também foi incrível, considerando-os irmãos, principalmente pelo mês de ensaio que tiveram.

Antes de concluir esta entrevista, existiu a necessidade de questionar Ana acerca daquilo que acha ser a reação do público. Ela acha compreensível a insegurança das pessoas, mas que não se deve julgar uma série por um trailer de 2 minutos e que apesar de nalguns aspetos poder parecer Élite, esta série irá na mesma surpreender os portugueses. Apesar de não poder revelar detalhes, faz questão de assegurar que poderemos encontrar elementos dos antigos Morangos com Açúcar.

Se em maio tinha curiosidade em conhecer os dois membros espanhóis deste elenco, desta vez existiu a oportunidade de falar com Oskar e Victoria, os irmãos gémeos Sancho e Puri Moreno, que vieram viver para Portugal e integram o grupo dos novos alunos do Colégio da Barra. O pormenor mais curioso foi o facto de ambos terem feito um casting em português, o que deixou um pouco confusos, tendo Victoria afirmado que foi sempre fazendo o melhor que sabia; Oskar teve de recorrer ao tradutor.

Apesar deste pormenor em comum, a visão de cada um diverge. Apesar de já estar na área da representação desde 6 anos, o primeiro projeto de Oskar foi apenas em 2022, para a Netflix, uma série chamada Tú No Eres Especial. O que o motivou a vir para Portugal foi o sentido de aventura que esta oportunidade lhe oferece. Em relação a Sancho, Oskar apenas afirma que os portugueses irão passar muito bons momentos com ele e que será uma personagem que os irá fazer rir muito. Por outro lado, Victoria afirma que o seu amor pela representação foi crescendo ao longo dos anos. Desde pequena, sonhava ser bailarina, mas já tem outros projetos no seu currículo e ficou surpreendida quando recebeu a oportunidade de fazer um casting para os Morangos com Açúcar (principalmente em português), mas deu o seu melhor. Por não conhecer o projeto original, decidiu ir investigar, tendo ficado surpreendida com o que encontrou. Apenas compreendeu verdadeiramente a influência da série quando chegou a Portugal e começou a ouvir os colegas a falarem do que era os Morangos.

Não foi possível concluir esta entrevista, visto já estarmos em cima da hora do visionamento do episódio, mas antes de começar, tivemos uma introdução mega entusiasmada por parte de Tiago Castro (Crómio), que não podia ter começado de outra forma que não em personagem, a saudar os convidados com o típico: “Boa noite, Colégio da Barra”. A reação dos convidados foi de entusiasmo e foi com este sentimento que a TVI e a Prime Vídeo quiseram apresentar este primeiro episódio, com um discurso do responsável da See My Dreams e do responsável da TVI em que revelam o entusiasmo e esperança que têm para este projeto e a forma como o mesmo será recebido pelo público.

Passados 40 minutos estava o episódio a acabar e com isto iniciaram-se os preparativos para a festa que iria começar, com os fãs, às 21h30. Com isso foi-se retirando as cadeiras preparadas para a visualização e deu-se a abertura de mais bares, mas antes do início da festa ainda foi possível fazer um pequeno vídeo (disponível no Instagram do Séries da TV) com Beatriz Frazão e uma última entrevista com Catarina de Carvalho, que interpreta Cris.

Catarina começou a trabalhar como atriz em 2014, mas apenas em 2017 é que entrou na Globo, onde gravou a sua primeira série, e um ano depois fez a primeira novela. Em termos de formação, Catarina revela que sempre estudou e ainda tenta estudar, tendo frequentado diversos cursos e, inclusive, ingressou na faculdade no curso de Atuação. Esta oportunidade nos Morangos surgiu através da necessidade de uma atriz brasileira para a série. O perfil de Catarina encaixava no que a TVI e a Prime Vídeo procuravam e, como tal, a sua agência portuguesa, que tem uma parceria com outra agência no Brasil, decidiu contactá-la para a realização do casting.

Catarina revela-nos que há 12 anos veio a Portugal em turismo e assistiu a alguns episódios de Morangos com Açúcar, mas não se apercebeu da dimensão da série. Isso aconteceu só após ter chegado para as gravações, Em relação aos colegas e à forma como foi recebida, Catarina recorda uma experiência incrível em que veio com três semanas atrasada por questões de negociação e quando chegou aos ensaios os colegas foram ter com ela e receberam-na com abraços. Catarina dá vida a Cris, que descreve como cheia de energia e alguém que parece estar sempre à beira de uma explosão, mas que é uma personagem apaixonante. Acredita que as pessoas se vão apaixonar pela personagem e, em determinados aspetos, serão capazes de se identificar com ela. Quanto aos receios em relação à série, Catarina afirma que as pessoas gostam de julgar, mas que mesmo assim vão ver a série e acredita que vão gostar do que irão ver, uma vez que, na sua perspetiva, esta série será uma releitura dos antigos Morangos.

Após esta entrevista, começou oficialmente a festa e, como tal, os fãs tiveram a oportunidade de finalmente entrarem e conhecer os membros do elenco, tal como aproveitar o ambiente, preparado pela TVI e pela Prime Vídeo. Houve direito a um DJ, com um set composto por músicas antigas e que pertenceram à banda sonora da série, tal como músicas mais recentes que todos conhecem, mostrando mais uma vez as expectativas do canal e da plataforma para este regresso, esforçando-se para tornar este evento memorável para todos os que tiveram a oportunidade de participar.

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

adeus terra goodbye earth netflix

Recomendamos