A Rapariga de Oslo – 01×01 – Episódio 1
| 20 Dez, 2021

Publicidade

[Pode conter spoilers]

A Rapariga de Oslo (Bortført, no original) é a nova aposta da Netflix e trata-se de uma produção conjunta entre a Noruega e Israel. A trama centra-se em Alex, uma diplomata norueguesa que viaja até ao Médio Oriente para encontrar a filha, que partiu para Israel sem nada dizer à família. No entanto, na realidade, Pia encontra-se no Egito, onde foi raptada pelo ISIS. Estava eu, portanto, à espera de encontrar uma série como Kalifat, mas esta acaba por ficar aquém da produção sueca e das minhas expectativas também.

A premissa é bastante interessante, mas a execução acaba não resultar muito bem. A trama tinha todos os ingredientes para ser envolvente, mas dei por mim distraída ao longo do episódio, que é bastante curto para uma série deste género, com menos de 40 minutos. O tema do terrorismo nunca perde a relevância e temos a luta de uma mãe para salvar a filha, dois países a debaterem-se com as exigências dos membros do ISIS, mas falta qualquer coisa que provoque aquele clique e torne A Rapariga de Oslo especial. Ainda por cima, tivemos um twist meio à novela, se bem que o final do episódio também deixou uma certa curiosidade para saber o que vai acontecer.

Não há nada de verdadeiramente memorável na série, a não ser as interpretações. Anneke von der Lippe (da série Atlantic Crossing) é absolutamente extraordinária no papel de Alex, como tão bem nos mostrou a cena em que a personagem descobre o que aconteceu à filha. Aquele nível de emoção crua que transmite de uma forma tão simples, enquanto vê as imagens que estão à sua frente é qualquer coisa, principalmente porque Pia está também a chorar e a cena parece tão… completa! Depois temos também a Dana de Rotem Abuhab, que tem muito menos tempo de ecrã, mas também causa uma impressão muito duradoura e transmite uma imagem muito genuína. 

Só é pena que a série não tenha conseguido entregar uma história verdadeiramente cativante, porque há aqui bastante potencial e não descarto que possa melhorar e gerar mais interesse nos próximos episódios. No meio de tantas opções que há, não fiquei com muita vontade de continuar a ver. No entanto, também não desaconselho, pois não se trata de uma série má. Se ficaste com curiosidade, espreita!

Diana Sampaio

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

adeus terra goodbye earth netflix

Recomendamos