El Internado: Las Cumbres – 01×01 – Episodio 1
| 24 Fev, 2021

Publicidade

[Não contém spoilers]

A nova série da Amazon Prime, El Internado: Las Cumbres, – também conhecida como The Boarding School -, é um reboot de uma série popular espanhola de 2007, intitulada El Internado: Laguna Negra. Só por curiosidade, a série original foi a responsável por lançar a carreira da famosa atriz Ana de Armas.

Este reboot passa-se numa espécie de colégio interno, que se aparenta mais com um castelo, que acolhe jovens considerados problemáticos, com algum tipo de passado criminal ou perigoso. Com um regime de ensino muito rígido, este colégio fica numa localização remota e obscura, no cimo de uma montanha, trazendo logo um ambiente sinistro à série. É importante realçar, antes de mais, que a realização da série neste aspeto é soberba.

A história, propriamente dita, foca-se em quatro estudantes que se sentem presos e estão fartos do regime a que são submetidos e, por isso, resolvem elaborar um plano de fuga. Previsivelmente, as coisas não correm da melhor maneira e o episódio acaba com um mistério, talvez do âmbito sobrenatural. Seja como for, percebemos que a onda da série é esta mistura do ambiente de colégio interno com elementos sobrenaturais ou de mistério/horror.

As personagens adolescentes são, como seria de esperar, a melhor parte da série. Neste episódio já houve algumas indicações dos conflitos e das amizades que existem entre as personagens, bem como algumas personalidades bastante interessantes para explorar. Gosto também da dinâmica já estabelecida entre as personagens, ou seja, não vemos nenhuma amizade ou ódio a formar-se do início, mas somos atirados para o meio de uma relação já existente. Para mim, quando as séries fazem isto, tornam-se muito mais reais porque nos fazem observar uma história que, para todos os efeitos, já existia antes de lá chegarmos.

Apesar do foco nas personagens adolescentes, achei que a série teve também cuidado com as suas personagens adultas, algo que apreciei. Uma delas é o padre Elías (Alberto Amarilla), um professor no colégio que começa a reparar nas injustiças e nos castigos extremos a que os seus alunos são submetidos. Começa a questionar e a revoltar-se contra o sistema e contra as pessoas que estão nos cargos de topo, o que causa várias discordâncias e vários segredos a vir ao de cima. Penso que parte desta ignorância da personagem em relação aos outros professores será a catapulta para o espectador perceber o passado dessas personagens e que mistérios estão escondidos no colégio.

É impossível não comparar esta série com outras séries do género “adolescentes em colégios com uma dose de mistérios”, como Élite ou The Umbrella Academy, principalmente Élite por ser também em espanhol. É certo que a atmosfera e o drama adolescente pode não ser completamente original, mas não posso negar que entretém bastante.

El Internado: Las Cumbres consegue uma boa mistura de mistério e horror com um drama adolescente. Para o tipo de série que é, acho que resulta muito bem: uma série fácil de ver e que convida a fazer um binge-watch, já que cada episódio acaba num cliffhanger. Não vais conseguir parar de ver até acabar a temporada, fica o aviso!

Ana Oliveira

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

adeus terra goodbye earth netflix

Recomendamos