NeXt – 01×07 – File #7
| 19 Dez, 2020

Publicidade

[Contém spoilers]

Depois do episódio desastroso da semana passada, NeXt volta com File #7, um episódio ligeiramente superior. Ainda com muitos momentos fracos, mas pelo menos mais conciso e coerente. Tiveram lugar alguns dos eventos e revelações mais relevantes para a reta final. A estreia dos episódios finais está prevista para os dias 21 e 22 de dezembro, sendo que na terça-feira podemos contar com os últimos dois episódios numa emissão especial de 2 horas.

Começando pelos pontos positivos, o que resultou melhor neste episódio foi a equipa estar novamente reunida. Era isso que estava a faltar em NeXt, principalmente a dinâmica entre Shea e Paul. A série é muito mais interessante quando a equipa trabalha em conjunto contra um inimigo comum (neste caso, Ted) do que quando se dispersa em múltiplas storylines desnecessárias.

Gostei da história da congressista que eles pensavam que era o alvo por fazer parte da equipa que decidia a tecnologia, mas afinal o alvo era o jornalista que a acompanha. Foi um momento que conseguiu manter a tensão com sucesso. Já toda a história à volta da NSA e da NeXt cair em mãos do governo chinês foi mais do mesmo, pois voltamos à narrativa da América contra a China e da China como inimigo. A sério, produtores e escritores de séries americanas, vamos acabar com estas narrativas nacionalistas!

Um twist interessante foi o de Ben como agente duplo! Se havia pessoa de que não desconfiava, era o Ben. Agora percebe-se a sua reação em relação a Shea e a Paul quando eles lhe contaram as suspeitas em relação à NeXt e Ben as ignorou completamente. Smart move. Nem quero imaginar a reação de Shea quando descobrir, visto que já conhece e trabalha com Ben há imenso tempo.

Por falar em Shea, acho a sua história muito interessante e quem me dera que fosse explorada de forma melhor. É uma personagem que passou por bastantes traumas e agora, quando se encontra em perigo, ativa imediatamente a sua postura de defesa, como vimos quando se virou contra Ted. É algo sobre o qual parece que ela não tem grande controlo e tinha potencial para ser uma grande âncora de desenvolvimento da personagem. Isto se NeXt se preocupasse com as suas personagens e não apenas em chocar os espectadores. Enfim! Estou curiosa para saber como é que a Agente Salazar acaba na prisão, como sabemos que irá acontecer pelas imagens do início da temporada. Alguma coisa grave vai ter de acontecer para despoletar estas suas reações extremas e tenho a certeza que vai ter a ver com a sua família.

É engraçado (para não dizer terrível) reparar que esta série passou de uma série acerca das consequências futuras do uso da tecnologia para uma banal de perseguições e tiros. É como se passados três ou quatro episódios tivessem mudado completamente a ideia original da série. Como os americanos dizem, não foi para isto que eu me inscrevi.

Mesmo assim, para NeXt, File #7 é um início, ainda que com falhas, de uma reta final mais emocionante. Apesar de todas as críticas e do rumo negativo que esta temporada tomou, estou esperançosa quanto a um final satisfatório. Vamos ver.

Ana Oliveira

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

adeus terra goodbye earth netflix

Recomendamos