Snowfall – 01×01 – Pilot
| 13 Jul, 2017

Publicidade

Snowfall acompanha a ascensão da epidemia de cocaína em Los Angeles nos anos 80. Seguimos o jovem Franklin, que tenta a todo custo evitar aderir a uma “moda” que parece afetar todos à sua volta. A vida de Franklin está longe de ser monótona e a seu lado vamos conhecendo inúmeras personagens problemáticas que vão enriquecendo a narrativa da série. Gustavo Zapata é um luchador mexicano cuja carreira está em declínio e envereda por uma vida criminosa para conseguir uns trocos para sobreviver. Teddy é um agente da CIA que comete um crime para ajudar um amigo e Lucia Villanueva é filha de um chefe da máfia mexicana. Todas estas personagens vão revelando os seus quotidianos atribulados que estão conectados através dos malefícios da toxicodependência da altura.

Snowfall é uma série interessante ainda que com falhas narrativas que poderão comprometê-la a longo prazo. A história é fluente, mas as personagens não nos agarram imediatamente e vamos perdendo o interesse à medida que avançamos no episódio. O argumento procura recuperar algumas das ideias de Traffic – Ninguém Sai Ileso (filme de culto de Steven Soderbergh), mas não consegue imitar a sua tonalidade. Apesar de ter momentos de filmagem verdadeiramente assombrosos (há algumas sequências que são mesmo interessantes), Snowfall não consegue ser forte o suficiente para chocar nem nos deixa maravilhados ao entrecruzar as diferentes histórias que conta.

 A nível performativo, destaca-se o jovem Damson Idris, que tem aqui uma estreia empolgante e que se torna o epicentro de toda a narrativa. A realização também tem os seus momentos, mas Snowfall quer desesperadamente marcar pela diferença e cai em clichés frequentes e sem necessidade. Ainda assim, os próximos episódios poderão ser cruciais para a sobrevivência da série, visto que o de estreia ficou muito aquém do esperado.

Ou seja, a série de John Singleton peca por não conseguir trazer carisma à sua narrativa e, mais grave ainda, à maioria das suas personagens, que são o ponto de contacto imediato do espectador. Não é, de todo, péssima, nem deplorável, mas podia chegar um pouco mais além. Afinal de contas, a própria temática permite desenvolver linhas de história bem cativantes sem se tornar repetitiva (veja-se o caso de Narcos). As personagens podem ser enriquecidas e espera-se que isso aconteça nos episódios que se avizinham, caso contrário, Snowfall será apenas mais uma série sem graça ou originalidade.

Jorge Lestre

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

Shardlake disney

Recomendamos