Under The Dome – 3×01/02 – Move On; But, I’m Not
| 29 Jun, 2015

Publicidade

3x01/02 – Move On & But, I´m Not

3×01/02 – Move On & But, I´m Not

Contém SPOILERS!

Regressou uma das séries mais esperadas da Summer Season, não só pela qualidade, mas também por ser uma das séries mais enigmáticas de sempre. As duas temporadas iniciais sobrecarregaram-nos, a cada episódio, com acontecimentos e mistérios que nos levaram a criar as mais mirabolantes teorias. Isto para não falar no insano season finale da temporada passada! No entanto, graças às entrevistas do interregno entre temporadas, foi-nos prometido que as respostas não tardariam em chegar… e ao que parece, é isso mesmo que os guionistas se propuseram a traçar para a nova temporada!

Adam Stein e Tim Schlattmann, os guionistas do episódio duplo da passada quinta, criaram algo que teve tanto de desconcertante como de revelador sobre as verdadeiras intenções da misteriosa redoma de Chester’s Mill.

Algo constante dos dois episódios foram os aparentes flashbacks sobre a sobrevivência de Big Jim, Junior e Julia na redoma após a saída dos habitantes de Chester’s Mill. Já nesta altura, Big Jim assumiu que a redoma pretende destruí-los e não salvá-los, como defende Julia. Enquanto Junior volta a ficar encantado por Melanie, a misteriosa e maquiavélica personagem que acaba por matar o próprio pai para reaver o ovo mágico, Julia começa a perceber que há algo de errado e muda de atitude… e essa mudança reflete-se em algo simbólico para a personagem: esmaga a borboleta que a rodeia. Para quem acompanha a série desde o início, percebe perfeitamente que Julia, uma das personagens chave de todo este enredo complexo, mudou radicalmente a sua postura.

Assim que, liderados por Melanie, os sobreviventes saem da redoma, esta colapsa e todos eles seguem as suas vidas. Com Julia morta, Barbie afasta-se da fatídica cidade, arranja um emprego junto dos bons da fita e encontra um novo amor. Já na cidade, todos os habitantes acabam por seguir uma vida pacata e aparentemente perfeita! O grande problema, sobretudo no decorrer do segundo episódio, são as incongruências que se vão revelando: desde uma pessoa a desempenhar várias funções, a memórias recentes que entram em conflito com as preconcebidas por Mélanie e a redoma.

Quando Julia encontra Melanie, esta encontra-se a pôr em prática o seu grande plano… por sorte, o anti-herói,  Big Jim, surge e destrói  o ovo mágico, provocando o colapso de todo aquele sonho coletivo. Sendo assim, todos os prisioneiros dos casulos acabam por sair em liberdade, Melanie desaparece e Chester’s Mill ganha duas novas habitantes misteriosas: Christine Price, a psicóloga da cidade, que se encontrava no maior casulo; e Eva Sinclair, a misteriosa namorada de Barbie.

Num episódio que fundiu Lost com Matrix, tivemos um episódio duplo revelador e que começou a fundamentar algumas das teorias sobre a origem da redoma. O ovo, à semelhança de muitos outros que caíram na Terra vindos em meteoros, tem origem alienígena. Com episódios que marcaram as piores audiências de sempre da série, Under the Dome regressou com novo fôlego, no entanto, fôlego esse que não resistirá a outra temporada sem a revelação dos segredos que foram sendo semeados desde o episódio piloto.

Questões em análise:

  • Como Christine e Eva foram parar a Chester’s Mill? Estariam nos casulos desde a chegada da redoma?
  • Afinal Melanie nunca regressou dos mortos! Quem controla a redoma para ter o poder suficiente para se fazer representar através da imagem da jovem que morreu há mais de vinte anos?
  • Qual o novo papel de Julia, agora que esta assumiu uma posição antagónica à redoma?
  • Teremos agora a redenção de Big Jim?

Nota: 7.5/10

Rui André Pereira

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

adeus terra goodbye earth netflix

Recomendamos