Penny Dreadful – 02×03 – The Nightcomers
| 21 Mai, 2015

Publicidade

pd203

2×03 – The Nightcomers

Contém SPOILERS!

Esta será provavelmente a review mais pequena de Penny Dreadful. Na temporada passada, foram vários os episódios que se focaram em flashbacks. Foi o que aconteceu esta semana. Eram muitas as informações que nós queríamos ver reveladas em relação ao passado das nossas personagens. É verdade que não ficámos a conhecer todos os esqueletos no armário sobre Vanessa, mas foi agradável ter a perceção de determinados aspetos. Embora não tenha trazido nada de novo, foi um episódio que funcionou como elemento de contextualização das origens de Vanessa.

Tudo começou com Vanessa a tentar explicar a Ethan sobre o mal que a atormenta… muito ao estilo de conversa de sofá, Vanessa começou por contar o que se traduziu num episódio integral de flashback.

Desde pequena que Vanessa sabia que não era normal. Sentia-se amaldiçoada. Mas isso já nos havia sido revelado na temporada inicial. O que não sabíamos é que ela já tinha procurado respostas e soluções para a sua situação. Alguns anos atrás, Vanessa ouviu falar de uma mulher que vivia nos Moors of West Country, a senhora tinha fama de solucionar todo o tipo de problemas, até aqueles relacionados com o oculto. Embora tenha demorado a confiar na visitante, Joan lá acabou por revelar o seu nome.

Logo na cena da chegada de Vanessa, percebemos que Joan tem poderes mágicos, e tal comprova-se com as pedras que impedem a passagem daqueles que não são puramente humanos. Vanessa passa uma noite, de pé, em frente à casa de Joan, durante uma intempérie, para que esta a receba e lhe dê respostas. Na manhã seguinte, Joan permite que a estranha entre e começa a revelar um pouco sobre a sua origem: Vanessa é bruxa de nascença e os seus poderes são quase ilimitados, é extremamente raro ver alguém como ela caminhar à luz do dia.

Durante a sua estadia, as duas afeiçoam-se e criam uma relação de grande cumplicidade, levando mesmo Joan a oferecer a sua casa, os seus pertences e todo o seu conhecimento a Vanessa, pois a idosa tem já os dias contados. Joan vê na recusa de Vanessa um forte traço de egocentrismo, enquanto esta apenas acredita na sua única missão: salvar Mina.

Eis que Evelyn Poole, em conjunto com as suas filhas, já andavam no encalço de Vanessa, pois os seus poderes sentem-se a quilómetros de distância. Evelyn mantém-se jovem há décadas graças ao pacto que fez com o prometido de Vanessa, o próprio Lucifer, o senhor dos infernos. Evelyn acaba por manipular um dos homens influentes de Moor e Joan acaba queimada como bruxa, o que deixaria Vanessa desprotegida.

No entanto, desafiando a vontade da sua amiga defunta, Vanessa pega na sua mala e abandona a sua recente herança, partindo em direção a Londres para ajudar no resgate de Mina.

Foi um episódio razoável e bem construído, no entanto, como já referi, em nada condicionará a evolução do enredo. A não ser que tenhamos um episódio em que Evelyn usará as suas perversões sexuais sádicas em Sir Malcom, a sua mais recente conquista. Sendo assim, não deixarei questões para futura análise!

Nota: 7.5/10

Rui André Pereira

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

adeus terra goodbye earth netflix

Recomendamos