Avós, netos e séries
| 26 Jul, 2015

Publicidade

Em homenagem ao Dia dos Avós, que se celebra hoje aqui em Portugal, mas também no Brasil, decidi seleccionar aqueles que são, para mim, alguns dos melhores avós do mundo das séries. Há para todos os gostos, mais novos, mais velhos, de comédias ou de séries dramáticas, mas todos têm em comum o amor pelos netos. Espreitem:

# Lorraine Saracen (Friday Night Lights)

Se tivesse de escolher o meu avô ou avó preferida desta lista, não teria dificuldade em eleger Mrs. Saracen. Esta adorável senhora criou o neto sozinha de forma irrepreensível, transmitindo-lhe bons valores e dando-lhe todo o carinho que lhe faltou dos pais, que nunca estiveram presentes. Matt cresceu e não frustrou aquilo que a avó lhe tinha transmitido, transformando-se num jovem de bom coração. Quando a avó começou a mostrar sinais de demência, foi Matt quem assumiu as rédeas da casa e tomou conta dela. Afinal ela foi a única pessoa que esteve sempre presente na vida dele.

Matt-Lorraine-friday-night-lights-5299823-2560-1713

# Albert Solomon (The Goldbergs)

Este ‘pops’ é provavelmente um dos avôs mais divertidos do mundo das séries. Pai de Beverly, uma mãe que sufoca os seus filhos com amor e atenções, Albert bem sabe que os netos Barry, Erica e Adam precisam dos seus momentos para se distanciarem do amor maternal e não são raras as vezes em que tenta ajudá-los a levarem a sua avante. Ele é especialmente próximo de Adam, o mais novo, dando-lhe conselhos sobre raparigas e tudo o mais de que ele precise. Sim, porque este avô sabe como conquistar uma senhora e como levar a vida com descontração. É caso para dizer que este avô é mais cool que os próprios netos.

The-Goldbergs-4-550x366

# Camille e Zeek Braverman (Parenthood)

Este casal de avós encabeça uma família muito chegada em que os jantares com filhos e netos todos juntos são uma constante. Haddie, Max, Nora, Amber, Drew, Jabbar, Sydney e Victor formam a prole mais jovem dos Braverman e com cada um há uma relação especial. Zeek ajudou Victor a enfrentar as dificuldades com a leitura, esteve muito presente para Amber quando esta engravidou sem planear e divertiu-se com Drew nuns quantos passeios de carro quando já sabia que estava doente. Todos são tratados por igual, netos biológicos ou adotados porque os Braverman têm um coração grande onde há lugar para todos.

5c2e8bae256347ebd103016ec762d572

# Burt e Virginia Chance (Raising Hope)

O título de avós mais malucos das séries vai para Burt e Virginia Chance, sem qualquer espécie de dúvida. Eles foram pais adolescentes e o filho Jimmy também não perdeu muito tempo até arranjar o seu próprio bebé. Filha de uma assassina, Hope foi entregue a Jimmy que, com a ajuda dos pais, a criou. Certamente que estes avós não procuram dar à menina a mais tradicional das educações, mas provam que com boa vontade e amor, tudo se consegue, mesmo que com muita maluqueira à mistura.

960

# Snow e Charming (Once Upon a Time)

Por causa das questões temporais e espaciais a que esta série já nos habituou, Mary Margaret e David são avós incrivelmente jovens, visto que eles têm a mesma idade da própria filha. Weird, hum? Bem, em Once Upon a Time nada se estranha e rapidamente nos habituamos a esta árvore genealógica tão peculiar. Afinal de contas, foi graças ao livro que Mary Margaret ofereceu a Henry que se deu a mudança que levou Storybrooke a perceber que estava sob o efeito de uma maldição. Os dois não tiveram qualquer problema em abraçar Henry como neto e Henry sente certamente orgulho em ser neto dos heróis da história.

Once-Upon-a-Time-Prince-Charming-Snow-White-and-Henry

# Richard e Emily Gilmore (Gilmore Girls)

Não seriam exatamente os meus ideais, mas não deixam de ser bons avós. Emily é uma pessoa bastante tensa, Richard nem tanto, mas são pessoas abastadas com uns certos padrões de comportamento e expectativas elevadas. Quanto a Rory não tiveram de se preocupar muito, pois a neta foi sempre sendo uma miúda bem-comportada (pelo menos durante a maior parte do tempo) e uma excelente aluna. Mesmo que a relação deles com a filha, Lorelai, não fosse das melhores, fizeram sempre um esforço para que as coisas fossem muito diferentes com a neta. E foram, porque Rory gostava imenso dos avós.

tn-500_gilmore_girls_cast5291

# Martha Rodgers (Castle)

Martha é uma avó moderna, muito divertida e com o seu quê de maluca. Mulher do teatro, é dada a algum dramatismo, mas vive a sua vida de forma relaxada. Com Alexis tem uma relação bastante próxima e as duas são confidentes. Não raras vezes, tem o papel de mediadora e de conselheira quando Alexis e o pai (filho de Martha) têm alguma zanga ou quando esta vê que o filho não está a dar à jovem rapariga o espaço suficiente para ela tomar as suas próprias decisões.

castle061MollyQuinnSusanSullivan

# Henry Reagan (Blue Bloods)

Os Reagan não são uma família muito grande, mas são bastante unidos e juntam-se todos os domingos para comerem juntos. Henry foi polícia, o seu filho seguiu-lhe o exemplo e três dos netos, um deles já morto, também. A única que enveredou por outra carreira foi Erin, a única rapariga. Além de avô, Henry já é também bisavô de três: os dois filhos de Danny e a filha de Erin, Nicky.

jklgh

# Jay Pritchett (Modern Family)

Jay tem a fama de não ser um homem muito caloroso. Há até quem sinta fascínio em vê-lo chorar, tal é a vontade de o ver expressar emoções. No entanto, ele é um avô porreiro, que até ajuda Luke nos trabalhos da escola quando ele lhe pede. Nem que para isso tenha que mentir e fazer da sua vida algo mais fascinante do que realmente é. Jay é um homem tradicional a quem custa um bocado aceitar a homossexualidade do filho e que estranhou quando Mitchell e o companheiro decidiram adotar uma criança. No entanto, Lily foi imediatamente aceite por Jay e é uma neta como qualquer outra. Aliás, como deve ser.

1.22-Kids-Jay2

# Violet Grantham (Downton Abbey)

Violet é uma senhora da classe que não gosta de certas modernices que começam a surgir na época, mas é uma mulher que dá muita importância à família. Sempre com uma boa tirada pronta, Violet diz o que tem a dizer, mas defende que se deve ter compaixão pelos outros. Para mim, o melhor momento avó-neta desta série foi quando Violet repreendeu Mary pela forma como ela trata Edith, a irmã mais nova. Sim, porque Mary é muito senhora do seu nariz, mas sempre foi muito intolerante em relação a Edith, que ela considera fraca e esquece-se de que é injusta. Foi bom a avó tê-la recordado disso.

c30ec6402157c67d43c7f4742ddd80bcE os vossos avós e avôs preferidos das séries, quais são?

Diana Sampaio.

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

adeus terra goodbye earth netflix

Recomendamos