Mais uma quinta-feira, mais uma Review às Cegas! Nesta edição, analisamos a série Community, uma série da qual não tenho mínimo conhecimento para além do facto de ser uma comédia, adorado por fãs de séries de TV. Como a maioria deve saber, o desafio é assistir o mais recente episódio da série e analisá-lo. Shall we begin?

5

Em primeiro lugar, não conhecia quase nenhum ator do poster da série, à parte do rapaz com ar sempre assustado (que mais tarde aprendi que se chamava Abed), que fez uma participação (especial, presumo eu) no filme Captain America: The Winter Soldier. Destarte, comecemos a análise!

1

O episódio começa com uma rapariga  a treinar com o colega de trabalho (penso eu) falas de uma peça, supus Karate Kid, visto que ela mencionou o nome Sr. Miyagi. Daí entra o rapaz com o ar assustado, e logo a seguir o que aparenta ser o elenco principal da série. Sentam-se todos num círculo e começam a discutir os assuntos mais aleatórios possíveis. Com base na conversa, tentei adivinhar o cargo de cada um. Certamente não acertei em nenhum, mas ainda assim foi divertido tentar adivinhar o que cada um faz.

3

O homem do meio, que é estranhamente simpático com o grupo parece ser o Diretor/Supervisor do edifício/escola/universidade (fiquei confusa ao princípio quanto a onde trabalhavam/estudavam). O tipo giro à direita tem de ser um professor de Direito. Tirei essa conclusão porque disse que não praticava mais Direito.

47892b482c981d986ee3e4584802be51f052d8bfe460d903e42c5fb948e16287d

À esquerda, a de vermelho parece ser a mais responsável (e sã) do grupo. Co-líder do grupo, talvez? Ou simplesmente a pessoa responsável por resolver problemas na escola. E à direita, pensei ser o mais tímido, mas depois lembrei-me que ele é um meme muito famoso, e não o vi mais como tímido. Se calhar estava cansado de insultar pessoas nesse dia?

 11

À esquerda: Estudante de… Artes Gráficas? Algo super técnico, tenho a certeza.

10

Professor de… Informática, talvez?

Depois de dois minutos e meio percebo logo o tipo de comédia que a série contém: excêntrico, falas do guião enunciadas a um ritmo acelerado e algumas personagens têm o cargo de reagir ou fazer caretas da maneira mais exagerada possível (nos padrões da série, obviamente). Falo da personagem na imagem abaixo, cujo nome ainda não sei!

Adiante! O “director” da escola recebe a visita de dois funcionários, que lhe oferecem um cargo melhor na escola para terem um homossexual no conselho tutelar, para o tornar mais diversificado. Pela reacção do director, ele não é “somente” homossexual, mas a oportunidade de subir de nível na carreira não chega a toda a hora. Nessa mesma cena, aprendi que o nome da escola comunitária é Greendale!

6

Passamos então para a próxima cena, onde a Annie (aprendi o nome dela! E era, honestamente, a minha personagem favorita até então) acompanha Chang à audição da peça de teatro. Infelizmente, Chang não ganha o papel de Danny, e sim de Miyagi – aí não há surpresa, mas por alguma razão a reacção dele quando a Annie ganha o papel do aprendiz de karaté é para lá do engraçado!

Enquanto aprendo mais nomes – a supervisora responsável é a Frankie e o professor giro que mencionou no princípio do episódio que tinha praticado Direito antes de ir para a escola chama-se Jeff – o director Pelton chama dois dos membros do “grupinho” para receber conselhos acerca da oportunidade de trabalho que lhe foi oferecido. Como ele não se identifica como gay e sim pansexual, presumo eu, ele hesita em aceitar a promoção, mas depois de um discurso inspirador de Frankie ele decide aceitá-la. Bom para si, diretor Pelton!

Sentindo-se um bocado culpado por fingir ser homossexual, arranjando até um namorado falso, Pelton é abordado por um estudante que se sente inspirado pela “coragem” do director. Isso motiva-o a continuar a sua jornada como o primeiro membro gay do concelho tutelar da escola comunitária.

Enquanto isso, Chang é aterrorizado pelo director da peça de teatro, humilhando o professor sem parar. “Tu és o pior ator com quem trabalhei, e eu já trabalhei com os dois Wahlbergs!”, diz ele.

Yikes. Pior insulto a um ator não há!

8

Annie decide ameaçar despedir-se para que o diretor trate o amigo melhor, mas acaba por descobrir que ele só o maltratava porque queria extrair o máximo de tristeza de Chang, por o achar talentoso o suficiente para retratar o Sr. Miyagi, enquanto que Annie só está lá porque era a única que cabia nas roupas da personagem dela. Annie é então, expulsa da peça!

Pelton, sentindo-se cada vez mais culpado por preencher um cargo pela razões erradas, confessa ao público que é “político” – uma maneira excêntrica de mascarar o termo certo, e é também expulso do conselho da escola.

9

No fim, todos vão ver a peça de Chang, que é um sucesso, e Abed, com a ajuda dos amigos, liberta o pássaro de quem tomou conta no decorrer do episódio.

Se gostei do episódio? Gostar é pouco! Fiquei com a impressão de que existem episódios melhores e mais engraçados que o que vi, por isso possivelmente irei ver mais alguns. Ou algumas temporadas. APENAS para verificar se é bom, nada mais!

E pronto, é assim que Reviews às Cegas me tornou fã de séries de comédia.

Nunca vi uma química tão forte entre atores principais numa série desde a última vez que vi um episódio de Modern Family. A comédia não é cansativa ou digna de me fazer “rolar os olhos” ou sentir desconfortável.

O episódio é bem escrito e bem realizado, apesar de não fazer ideia do que cada um faz exactamente, para além de Pelton. Pois bem, mais uma razão para ver mais Community!

Cátia Neto