Curiosidades: Verano Azul
| 27 Jul, 2021

Publicidade

Continuamos a trazer curiosidades sobre as tuas séries favoritas e enquanto ainda é verão, vamos dar a conhecer-te algumas sobre Verano Azul, grande sucesso espanhol dos anos 80:

1. Até 2006, Verano Azul era a série espanhola mais bem sucedida, com um pico de audiências de 20 milhões de espectadores (num total de 38 milhões habitantes, na altura) quando foi transmitida pela primeira vez. Depois disso, a série já passou 11 vezes em diferentes canais de televisão do país e a edição em DVD que celebra os 25 anos da série foi também uma das mais vendidas no mercado de vídeo espanhol em 2006.

2. Portugal, Angola, América Latina, Croácia e Bulgária foram alguns dos territórios em que a série também foi transmitida, sendo que, no caso da Bulgária, introduziu na televisão alguns tópicos muito pouco usuais ligados aos problemas dos adolescentes e ao estilo de vida hippie. Isto terá sido especialmente relevante para a geração nascida nos anos 70 e 80.

3. Chanquete foi levemente inspirado em Santiago, o pescador cubano que é o personagem principal de O Velho e o Mar, de Ernest Hemingway.

4. O papel de Tito foi oferecido ao pequeno Lolo García, mas este teve de recusar devido a incompatibilidade em termos de calendário. No entanto, posteriormente, terá demonstrado o seu arrependimento em relação à decisão tomada.

5. Pelo contrário, Jorge Sanz, a quem também foi dada a oportunidade de dar vida a Tito, não se arrepende nada de não ter alinhado em fazer parte da série, uma vez que deu vida à versão mais jovem de Conan em Conan the Barbarian. Aliás, o ator ainda deu um saltinho à série, mas apenas num episódio, tendo interpretado um personagem de nome Niño.

6. Miguel Joven e Miguel Ángel Valero, os atores que dão vida aos melhores amigos Tito e Piraña, formaram um duo musical chamado Los Pirañas e a sua música Comer, Comer foi um sucesso.

7. O nome da cidade onde a trama se passa nunca é mencionado, mas é Nerja. Nos dias de hoje, na localidade de Nerja, que fica situada em Málaga, há ruas com os nomes de vários personagens/membros da equipa de Verano Azul. La Dorada, o barco que serve como casa a Chanquete, foi especialmente criado para a série. Atualmente há uma réplica que é possível ver no Parque Verano Azul, que foi inaugurado em 2001 para homenagear a série e promover o turismo.

Conhecias alguma destas curiosidades sobre Verano Azul?

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

adeus terra goodbye earth netflix

Recomendamos