Manual de Sobrevivência ao Fim das nossas Séries
| 31 Jan, 2015

Publicidade

Seriólico que se preze sofre toneladas com o fim das suas séries… Aliás, há aquelas pessoas que mal começam a assistir a uma série ficam logo com essa fobia. Acredita-se que foi Buda que escreveu algo do género: “tudo o que tem um princípio tem um fim”… Esta expressão popularizada pela saga Matrix, para além de já ser milenar, caracteriza na perfeição toda a nossa existência.

Embora seja um processo natural, nós humanos temos o dom de nos apegarmos demasiado a tudo o que gostamos, desde pessoas a objectos… passando pelas nossas séries! E os membros do nosso staff não ficam alheios a este pesadelo homérico… Sim, nós também sofremos com o fim das nossas séries! Por muito que tenhamos consciência que ela terminará, é impossível não sentir uma certa nostalgia… Saber que não acompanharemos o desenvolvimento daquelas personagens que adotámos como nossos amigos/familiares é algo difícil de digerir…

Por isso propomos criar um conjunto de passos que vos/nos ajudem a ultrapassar esta fase terrível das vossas/nossas vidas.

Passo 1 – Mentalizar que se trata da temporada final

Este é um passo importante! Quanto mais cedo nos mentalizarmos que o derradeiro fim se aproxima, menor será o inevitável sofrimento. Um verdadeiro seriólico sente que faz parte da série… Chora e ri com os seus personagens! O corte dos laços com aqueles que acompanhamos e torcemos é algo verdadeiramente doloroso. Por isso julgamos que seja pertinente a criação de um calendário com todos os episódios da temporada final. Uma prova concreta de que o fim se aproxima permite o contacto com esta realidade.

Passo 2 – Desfrutar os episódios ao máximo

As séries bem desenvolvidas e que conquistam várias temporadas dão-se ao luxo de planear com sucesso o series finale. Há casos em que o fim se vai desenvolvendo desde o première da temporada! Por isso aconselhamos que aproveitem ao máximo cada episódio! Vejam e revejam as vossas cenas preferidas! Não guardem rancor por uma decisão mal tomada ou uma cena menos bem conseguida! Caso sigam este conselho, além da nostalgia que sentirão após o series finale, relembrarão com um sorriso nos lábios os melhores momentos da vossa série.

Passo 3 – Não reprimir sentimentos

Já os psicólogos e psiquiatras são fãs deste conselho: reprimir sentimentos é algo muito mau para o nosso bem-estar físico e psicológico! Por isso, quando estiverem a ver os episódios da vossa série, riam e chorem sempre que sentirem vontade para tal… Não tenham vergonha de sentir o vosso coração a palpitar de angústia ou felicidade! Afinal nós não sentimos amizade e carinho (ou até mesmo amor) pelas personagens que acompanhámos ao longo de várias temporadas? Acreditem que se sentirão melhor em “despejar tudo cá para fora”… Assim que o episódio terminar já não andarão a remoer naquilo e o processo de recuperação é francamente mais rápido.

Passo 4 – Partilhar o que sentimos

Para além de não reprimirmos os nossos sentimentos, é bom partilhá-los (excepto se queres comer carne humana como os zombies de The Walking Dead, ou algo do género, nesse caso é melhor procurares ajuda psiquiátrica). É sabido que quando falamos com alguém que tem os mesmos gostos ou opiniões faz-nos bem… Nesse caso, aconselho-vos a partilhar a vossa opinião no nosso site! Escrevam o que sentem nas reviews que vão saindo e nas crónicas que apresentamos!

Passo 5 – Praticar actividades ao ar livre

Há alturas em que um season finale nos deixa tristes… Mas um series finale, por muito mau que seja, deixa-nos sempre nostálgicos e deprimidos. Nestas alturas o mais adequado é aproveitar os dias de sol e sair para a rua! Convidem os vossos amigos para uma caminhada, pedalem pelas zonas agradáveis da vossa cidade/vila/aldeia, vão ao cinema, ao café… O importante é que saiam de casa para espairecer as vossas ideias! No final do dia já se sentirão um pouco melhor!

Passo 6 – Adotar outra(s) série(s)

Quando a nossa série preferida ainda demora a voltar com nova temporada, ou simplesmente quando terminou definitivamente, podemos assistir outras séries! Sim, uma das coisas boas é que as séries não sentem ciúmes! Assim, podemos preencher aquele vazio que surgiu num determinado dia… Há imensas séries a estrear constantemente, por isso, é provável que uma delas tenha semelhanças com a nossa preferida! Ou podemos tomar medidas radicais e começar a assistir a uma série sobre um tema completamente diferente… Quiçá ela ainda se pode revelar uma surpresa agradável!

Passo 7 – Adquirir a série e revê-la

Um dos melhores aspectos do desenvolvimento tecnológico é que podemos comprar as nossas séries em DVD/Blu-ray, ou até mesmo online, a preços bem acessíveis! Acreditem que há uns anos os preços eram exorbitantes e as séries demoravam imenso a estarem disponíveis… Assim que já as tenham adquirido, podem vê-las sempre que sintam saudades dos personagens que se tornaram vossos amigos. Que tal fazer uma maratona anual dessas séries nas vossas férias? É mais barato que ir para o Algarve e no fim do dia não têm de limpar a areia que se infiltrou em todos os cantos do vosso corpo…

E pronto, por aqui terminam os nossos conselhos… Estes são os passos que geralmente nos ajudam a superar os dolorosos series finale.  Gostam da nossa lista ou têm outras técnicas? Partilhem connosco! Ajudem-nos a suprimir estes pesadelos constantes!

Rui André Pereira

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

adeus terra goodbye earth netflix

Recomendamos