7 Razões Para Ver… Shameless
| 18 Fev, 2015

Publicidade

[Pode conter pormenores considerados spoiler]

Shameless  é uma adaptação de uma série britânica com o mesmo título. A versão inglesa terminou em 2013 ao fim de nove temporadas. A americana já conta com cinco temporadas e 48 episódios de grande qualidade. Shameless é, para mim, das melhores séries que andam por aí. A história é bastante simples. Retrata a vida de uma família e dos vizinhos e das peripécias do quotidiano.

1- Os Gallaghers

shameless-season-4-premiere-recap

“No one fucks with the Gallagers”.

Se há palavra que descreva bem esta família de descendência irlandesa é sobrevivência. Os cinco irmãos Gallagher, Fiona, Philip ‘Lip’, Ian, Carl, Debbie e Liam foram abandonados pela mãe e o pai não se preocupa minimamente com eles. Como tal, têm que lutar até para meter comida na mesa. Fiona assumiu a educação dos irmãos aos 15 anos. Abandonou o liceu e começou a trabalhar para sustentar a casa. Mas como a união faz a força (e se há família unida são eles), os irmãos, à medida que foram crescendo, começaram a ajudar a irmã para manter aquela casa de pé!
Adoro os Gallagher. Apesar de não terem dinheiro “nem para mandar cantar um cego”, não há dúvida que sabem bem aproveitar a vida como podem.

 

2- Uma série sem limites

large (2)

Desde cenas de sexo explícito (normal de uma série de um canal privado) e consumo de drogas  a tentativas de suicídio e eutanásia tudo existe em Shameless. Já disse a mim própria que já nada mais me pode surpreender nesta série, mas o episódio seguinte cala-me.

Admiro muito a Showtime por não ter medo de arriscar e de tocar em certos temas. Shameless deve ser das série mais honestas, cruas e realistas que andam por aí.

 

3- O retrato da homossexualidade

large

A homossexualidade ocupa cada vez mais lugar nas séries americanas e há casais para todos os gostos. Mas, sinceramente, o melhor casal gay deste momento é mesmo Ian Gallagher e Mickey Milchovich. Eles são dois rapazes de um bairro difícil e preenchem todas as definições de ‘machão’. Podemos chamar-lhe os novos gays da televisão. Esqueçam Kurts e Blaines de Glee. Estes dois são de outro nível. A relação de Ian e Mickey é muitíssimo bem construída ao longo das temporadas.

4- Boa adaptação da série original 

british-remakes-shameless

A América não teve sorte quando tentou fazer uma versão da famosa série Skins. Foi horrível. Contudo, Shameless foi uma aposta ganha. Não estou a dizer que uma versão é melhor do que a outra. Sinceramente, não vi episódios da britânica para fazer juízos de valor. Acho que cada uma foi adaptada às diferentes realidades dos dois países e acabam por ser muito diferentes por isso, mas não deixam de ser ambas séries de excelência. Shameless US é, atualmente, das melhores séries da televisão, tal como foi Shameless UK no seu tempo. Ponto final.

5- O casal Kev e Veronica

Kevin-Veronica-8

Kev e Veronica são amigos dos Gallagher e, no meio da confusão que é a série, têm uma relação bastante sólida e apaixonada. V é a melhor amiga de Fiona e Kev trabalha no bar onde Frank passa os seus dias. Se ao início Kev teve um bocado de dificuldade em aceitar os Gallagher na sua vida por lhe pedirem emprestado tanta coisa, a verdade é que, à medida que as temporadas foram progredindo, tornaram-se uma verdadeira família.

6- Sheila Jackson

Sheila Jackson

“À pala” deste fantástico papel, Joan Cusack já foi nomeada quatro vezes consecutivas para os prémios Emmy. E não há dúvida que a Sheila é das personagens mais fantásticas da série. Ela é mãe de Karen – uma amiga colorida de Lip – e uma espécie de namorada de Frank quando este sai de casa e abandona os filhos.

Sheila é uma mulher com um coração de ouro, muito ingénua (principalmente no que toca à filha e a Frank), agarofóbica e tem umas taras sexuais muito estranhas. Tudo isto junto dá uma personagem fantástica e que proporciona muitas gargalhadas!

 

7- Balança bem a comédia e o drama 

Episode 302

Shameless é daquelas séries que tanto me faz chorar, rir, agoniar, etc. A série já esteve na categoria de drama nos prémios Emmy e agora passou para a de comédia. Apesar de achar que é um bocado batota colocarem esta série na mesma categoria de Modern Family ou The Big Bang Theory, não posso negar que tem os seus momentos cómicos. É humor negro (às vezes demasiado negro), mas já me ri até não poder mais a ver esta série.

Não há muitas séries que consigam equilibrar estas duas vertentes, mas não há dúvida que Shameless fá-lo melhor do que muitas outras.

Maria Sofia Santos

Publicidade

Populares

estreias calendário séries março 2024

9-1-1 fox life

Recomendamos