This Is Us – 06×01 – The Challenger
| 05 Jan, 2022

[Contém spoilers]

This Is Us dá as boas-vindas ao novo ano e à sua última temporada com The Challenger! Admitindo que não tenho amado as últimas temporadas, não posso negar que esta continua a ser uma série de refúgio para mim e pensar que depois deste já só terei mais 17 episódios pela frente, questiono-me o que farei da minha vida quando precisar de ver algo que me acalma e comove. Obviamente durante esta reta final, vou ficar muito nostálgica pelo que peço que tenhas paciência.

Este episódio marca o tradicional aniversário dos Pearson com uma ronda de flashbacks até ao primeiro aniversário que testemunhamos na 1.ª temporada. Podemos comparar onde os personagens estavam quando tudo começou e perceber a evolução que foram sofrendo. Logo no início, temos também um flashback sobre o desastre da NASA de 1986 que lança o mote para este episódio: descobrir e lidar com a morte. É neste momento que o Big Three tem o seu primeiro encontro com a finitude da vida e podemos ver como Jack e Rebecca tentam navegar o assunto, assim como cada uma das crianças lida com esta descoberta – ou mantendo o otimismo, ou negando os acontecimentos ou pensando em quem continua a viver, em detrimento dos que partiram. Acaba por ser importante, pois se já nos tínhamos esquecido, o grande culminar da série será, provavelmente, a partida de Rebecca. Se Jack foi o pai e marido perfeitos que partiu demasiado cedo, Rebecca, mesmo não sendo sempre vista como perfeita pelos filhos, esteve sempre lá para eles e viu-os crescer. Lidar com a sua partida será todo um processo.

Não só de morte foi marcado o episódio, mas também de pequenos acontecimentos que vão levar as nossas personagens até aos flashforwards. Agora que sabemos que Kate e Toby não estarão juntos, falta saber como isso vai acontecer e os criadores da série sabem mesmo como fazer com que o espectador se questione até ao fim. Neste episódio, temos um Toby a trabalhar à distância, e que mesmo assim se tenta fazer presente com uma surpresa. Mas nota-se que Kate não fica contente, pois está habituada a grandes gestos de amor por parte do parceiro. E claro que Phillip a chama à escola de emergência e a nossa protagonista testemunha o professor a terminar o seu relacionamento e assiste a uma performance surpresa dos seus alunos. Pontos para Phillip! Mas depois da sua festa de aniversário, Toby sempre aparece e vemos que continua a ser o seu refúgio. Por isso, se nos tentaram levar a crer que há algo errado entre eles, foi só para nos enganarem. Por enquanto, corre tudo como seria de esperar numa relação à distância.

Já Randall continua na sua missão de ver o bem em todos e em querer fazer sempre mais e melhor pela sua comunidade. Randall é mesmo a personagem a que todos devemos aspirar ser, mas que nem sempre conseguimos. Como assim, olhar nos olhos da pessoa que assaltou a nossa casa e nos ameaçou com uma faca, e querer ajudá-la? Pois bem, Randall mostra como. Diria que vamos passar os restantes episódios nisto, no seu desenvolvimento profissional que o levará a um outro cargo político, talvez mais elevado, como dita o artigo que apareceu no final da última temporada. Não me parece que irão existir grandes dramas no seu seio familiar, apenas pequenos eventos entre Deja e Malik e talvez mais informações sobre cada uma das filhas nos flashforwards.

Pelo enredo deste episódio, a história de Kevin é talvez aquela de que gostei menos, pois parece que temos, novamente, um Kevin perdido. É verdade que agora está focado na família mais do que tudo, mas em seu redor, a sua carreira e a sua vida amorosa estão a desmoronar-se. Talvez não sejam prioridades para ele, de todo, mas custa ver uma pessoa com o potencial de Kevin a fazer as escolhas que ele faz. Dos três, talvez ele seja aquele que mais irá sofrer a questão de estarem a ficar velhos, por toda a relação com a morte. Ficaremos aqui para ver!

Este episódio não nos levou ao futuro em nenhuma das suas cenas, mas, sem dúvida, é algo que espero que comece a acontecer em breve, a menos que estejam a reservar tudo para os últimos episódios!

Normalmente, é possível acompanhar a série através da FOX Portugal. No entanto, a data de estreia da mesma ainda não foi anunciada.

Ana Leandro

Publicidade

Populares

All of us are dead

calendário estreias

the midnight club poster

Recomendamos