Dealer – Review da 1.ª Temporada
| 01 Abr, 2021

Publicidade

[Não contém spoilers]

Temporada: 1

Episódios: 10

Hip-hop, conflitos entre gangues e tráfico de droga. A 1.ª temporada de Dealer traz-nos uma história sem barreiras, vivida no fio da navalha do primeiro ao último momento, em modo documentário. “Preciso de um projeto inovador”, dizia Franck (Sébastien Houbani), realizador de vídeos e protagonista de Dealer (Caid), e foi exatamente isso que encontrou e que esta produção francesa nos deu. A série transporta-nos para os bastidores das filmagens de um videoclipe no bairro do polémico rapper e ex-presidiário Tony (Abdramane Diakite), através de episódios de curta duração fazendo com que cada um pareça uma curta metragem, o que me entusiasmou particularmente.

Numa perfeita combinação com o formato “found-footage”, muito bem interpretado pelos criadores da série, em que estamos completamente aos olhos da câmara, neste caso de Thomas (Julien Meurice), cameraman ao qual foi dada a ordem por Franck de não parar de filmar, seja qual for a circunstância. Esta particularidade de termos episódios de menos de 10 minutos, faz com que estejamos “colados ao ecrã”, pois cada episódio retrata apenas um evento, mas esse evento é vivido até ao limite numa experiência extremamente sensorial. Fazendo com que vejamos, com relativa naturalidade, a época toda de uma vez.

Ficamos desde cedo a perceber que a presença da equipa de filmagem no bairro de Tony, nunca é bem vista pela sua organização, que havia sido recentemente atacada e vivia com receio de um novo golpe que fizesse cair, definitivamente, a sua rede de tráfico de droga. Tony está dividido entre o sonho de uma carreira na música, iniciando assim um novo capítulo com a sua família fora do bairro, com a vida que o havia levado à prisão e da qual não parece conseguir sair. Esta última circunstância reside na luta de poder que existe entre Tony e Steve (Idir Azougli), líder imprevisível e excêntrico de um gangue rival, que ameaça destruir Tony e a sua organização se não lhe for dado o que pretende.

Nos primeiros momentos no bairro, a equipa de filmagem vê confiscado o seu carro e carteira, sendo aconselhada à descrição e calma mesmo enquanto momentos bizarros como tiroteios, ameaças e agressões se passavam aos olhos das suas câmaras, sempre intercalados entre filmagens Go-Pro e câmaras de alta resolução. Há por isso, um misto de sensações em Franck e Thomas ao ser-lhes dito que teriam de permanecer no bairro até às filmagens terminarem. Contudo, o medo de Franck é infinitamente ultrapassado pela adrenalina do projeto que já há muito procurava.

A 1.ª temporada de Dealer é um thriller alucinante, que nos mostra uma realidade bem presente em muitos locais, e que me agarrou pela sua autenticidade e fotografia inovadora. A série estreou a 10 de Março, e está disponível na Netflix.

Melhor Episódio:

Episódio 7 – Bash Neste episódio, apesar da curta duração, e após uma estranha paz reinar no bairro, dá-se um evento que põe em causa a operação de Tony, colocando em risco a equipa de filmagem.

Personagem de Destaque:

Steve – Apesar de não aparecer em todos os episódios é um antagonista muito forte e o grande desestabilizador de Dealer. É o tipo de personagem que faz uma história avançar, destruindo tudo o que toca.

Diogo Gouveia

Publicidade

Populares

estreias calendário séries março 2024

9-1-1 fox life

Recomendamos