True Detective: Night Country – 04×01 – Part 1
| 15 Jan, 2024
9.35

Publicidade

Tenho sentimentos conflituosos sobre True Detective, pois a 1.ª temporada foi talvez das melhores que já vi, mas a segunda e a terceira, provavelmente pelas altas expectativas, ficaram bastante aquém. Então foi neste estado de espírito que embarquei para o visionamento deste primeiro episódio de True Detective: Night Country: com medo que fosse como as subsequentes, esperançoso que voltasse a ser como a primeira.

Desde logo apreciei bastante o sítio escolhido para se ambientar a ação: inóspito, remoto, temperaturas adversas, sombrio, soturno até por ser quase sempre noite, uma vila pequena onde todos se conhecem… São todos ingredientes que me agradam numa produção. Tudo isto funciona como uma personagem por si só, e uma das boas, pois afeta todas as outras. Falando destas, também me agradou bastante o rol das que nos foram apresentadas, na sua maioria danificadas, complexas e difíceis de ler, tudo ingredientes apelativos para uma boa construção de caráter. Uma polícia com uma história familiar difícil e trágica, outra torturada por acontecimentos passados, que teima em não conseguir seguir em frente… Vamos descobrindo ao longo do episódio quanto isso as afeta no presente e assim se percebem as suas ações. Jodie Foster e Kali Reis fazem um trabalho fantástico nesta representação: mulheres fortes, obstinadas, mas assombradas pelos fantasmas do passado.

A premissa inicial também é bastante interessante, tem tanto de críptica como de misteriosa, e não se adivinha um caso fácil de deslindar, que são os melhores, na realidade. Gosto tanto de casos de detetives – entre filmes e séries já vi bastantes, mais os livros que li dentro deste tema -, então alguns logo inicialmente são previsíveis, com fórmula conhecida e de resolução fácil. Neste caso estava tão perdido (ou mais, convém dizer) no fim do primeiro episódio como no início. Foi bastante inesperado e deixou um cliffhanger algo surpreendente. Sem querer dar spoilers, digo apenas isto: enquanto as temporadas 1 e 3 são mais cruas e, de um certo modo, a 2 mais filosófica e metafórica, esta, embora vá buscar um pouco disso tudo, acrescenta-lhe ainda mais uma camada, é também sobrenatural. Fico por aqui nesta descrição para não desvendar demais. Tens que ver para perceber!

De um modo geral, este primeiro episódio de True Detective: Night Country deixou-me empolgado, entusiasmado e expectante para o que aí vem. O enredo é cativante, ficamos a querer saber mais e onde é que tudo o que nos foi lançado se vai ligar e onde vai terminar. Acertaram no tom, escuro, que é refletido em tudo mais, história, personagens, deixando-nos a nós próprios desconfortáveis, como se estivéssemos lá, de tal modo nos envolve. Vou sem dúvida continuar a acompanhar a série, e tu, já viste?

O primeiro episódio já está disponível na HBO Max, com os restantes cinco a saírem semanalmente.

True Detective: Night Country - 04×01 - Part 1
9.35
9.5
Interpretação
9
Argumento
9.5
Realização
9.5
Banda Sonora

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

adeus terra goodbye earth netflix

Recomendamos