Notre-Dame – 01×01 – Episode 1
| 29 Out, 2022
7.15

Publicidade

Notre-Dame é a nova série francesa da Netflix, baseada no livro La Nuit de Notre-Dame, escrito pela brigada de Bombeiros Sapadores de Paris e por Romain Gubert, que explora o incêndio que destruiu a Catedral a 15 de abril de 2019. A par disto, o primeiro episódio de Notre-Dame vai-nos dando a conhecer a história de vários personagens, entre eles: Zacharie Ducourt (Roschdy Zem), o chefe dos bombeiros, que adia a decisão de se reformar para ajudar no combate ao incêndio; Alice (Megan Northam), uma bombeira que está a passar pelo trauma da perda do seu companheiro e colega de profissão, mas que, após dois meses do sucedido, acha que já está preparada para voltar ao serviço; Max (Simon Abkarian), o proprietário de um negócio, que está a passar por um momento difícil, dado não só a doença terminal da mulher, mas também o facto de não saber onde anda a filha, Victoire (Marie Zabukovec), uma prostituta e toxicodependente.

Para quem tem interesse em ficar a saber um pouco mais, através de diversas perspetivas – ainda que estas possam ser ligeiramente ficcionadas – sobre este acontecimento, e para quem gosta de séries de bombeiros ou daquele tipo focado essencialmente na história individual de cada um dos personagens, conjugando estas com a narrativa principal, então certamente vai gostar de Notre-Dame.

Este primeiro episódio de Notre-Dame focou-se mais em dar contexto às personagens do que ao acontecimento propriamente dito. Honestamente não sei se os restantes episódios vão seguir a mesma lógica ou se vão dar um pouco mais de destaque ao incêndio na Catedral, mas apesar de ter ficado curiosa em conhecer um pouco mais das histórias pessoais e qual será efetivamente o impacto delas na narrativa geral, confesso que estava mais interessada em que explorassem o incêndio e não tanto as personagens. Ainda assim, considero que este contexto foi importante, principalmente para nos ligarmos um pouco mais às personagens.

Posto isto, resta agora ver os restantes cinco episódios que compõem esta minissérie e verificar efetivamente se o foco principal continuará a ser as personagens e as suas histórias individuais ou se será dado mais destaque ao incêndio e, principalmente, ao impacto que este teve não só a nível nacional, mas também mundial.

7.15
7
Interpretação
7
Argumento
7.5
Realização
7
Banda Sonora

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

dead boy detectives poster netflix pt

Recomendamos