De Volta aos 15 – 01×01 – (o_o)
| 02 Mar, 2022
6.4

Publicidade

[Pode conter spoilers]

De Volta aos 15 é a mais recente série brasileira a integrar o catálogo da Netflix. Baseada no romance homónimo de Bruna Vieira (que não li), a série conta a história de Anita (Camila Queiroz e Maisa Silva), uma mulher de 30 anos que acaba por conseguir voltar magicamente aos tempos em que tinha 15 anos.

Após perceber que o que está a viver não se trata de um sonho e que as alterações que fez durante aquele tempo em que voltou a ter 15 anos têm impacto no seu presente, Anita decide então, quando volta novamente à adolescência, tentar consertar a vida daqueles ao seu redor. Como é expectável, essas mudanças vão ter consequências e parece-me que nem todas serão positivas. Esta perceção, no entanto, não nos é dada logo no primeiro episódio de De Volta aos 15, mas eu acabei por ver o segundo também.

Dessa forma, neste primeiro episódio, ficamos somente a conhecer um pouco da vida de Anita, que está longe de ser aquilo que ela idealizava quando tinha 15 anos. Uma discussão durante o casamento da sua irmã Luiza (Amanda Azevedo) leva Anita a refugiar-se no seu antigo quarto e é lá que acaba por, magicamente, voltar ao seu primeiro dia na escola secundária. Tendo já o conhecimento do que se iria passar e pensando tratar-se de um sonho, Anita acaba por alterar alguns acontecimentos, sendo que, quando volta ao presente, se apercebe do impacto dessas alterações na sua vida.

Ainda que a premissa seja interessante (apesar de que nos dá a sensação de que já vimos aquilo antes nalgum lado) e ainda que eu tenha acabado por decidir ver o segundo episódio, tenho de admitir que este primeiro, embora tenha pouco mais de 30 minutos, custou bastante a passar. Não consigo identificar uma razão específica para isso ter acontecido, pois até considero que a história se desenvolveu a um bom ritmo, mas parecia que o episódio nunca mais terminava. Talvez o facto de ter achado as atuações e dinâmicas entre os personagens um pouco forçadas e não ter gostado particularmente de nenhuma tenha contribuído para essa sensação.

Mesmo assim, acabei por dar o benefício da dúvida e ver então o episódio seguinte. Embora as atuações ainda não me tenham conseguido convencer e continue sem gostar de nenhuma personagem, fiquei ligeiramente curiosa para ver como é que a restante história se vai desenvolver, agora que Anita está decidida a alterar os acontecimentos e isso, definitivamente, vai ter bastante impacto não só no seu passado/presente, como no de todos ao seu redor.

Mais do que ver como é que a história se vai desenrolar, quero ver se no final esta nos vai surpreender ou se vai acabar por ser um pouco mais do mesmo, dado que esta premissa não é, de todo, original/inédita.

6.4
6
Interpretação
6
Argumento
7
Realização
7
Banda Sonora

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

dead boy detectives poster netflix pt

Recomendamos